quinta-feira, 31 de maio de 2012

Funed desenvolve gel e enxaguante bucal à base de própolis


Própolis Verde é a base dos novos produtos.
da FUNED
Os produtos apresentam potencial contra a ação de fungos e previne cáries
Pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolveram, a partir de diversos experimentos, um gel e enxaguante bucal (anti-séptico) à base de própolis que apresenta potencial contra a ação de fungos, atividade antitumoral, além de prevenir a cárie. O resultado será apresentado no XXI Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo), nos dias 28, 29 e 30 de maio, em Belo Horizonte.
Segundo a bióloga da Funed e uma das autoras da pesquisa, Esther Margarida Bastos, “os produtos apresentam ótimos resultados, nenhum efeito colateral e custo bem menor que o de produtos comerciais similares”.


O gel é recomendado para o tratamento de candidíase atrófica crônica comum em pessoas que usam prótese. Já o enxaguante bucal possui ação contra diversas mucosites e diferentemente dos que encontramos no mercado, o produto produzido base de própolis, não é feito com Clorexedina – um antibiótico muito forte, que tem como efeito colateral o amarelamento dos dentes.
As pesquisas já passaram pelos testes in vitro (laboratório) e por testes clínicos (em humanos), realizados em parceria com as faculdades de odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já foram patenteados.
Para coordenadora da Divisão de Desenvolvimento Farmacotécnico e Biotecnológico, Silvia Fialho, “a participação no encontro é de suma importância, pois divulga os trabalhos que são desenvolvidos na Funed para os usuários do SUS”, finaliza.
Texto: Lohanna Lima
Foto: Gleisson Mateus