terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EUA começaram a enterrar um milhão de toneladas de CO2 no subsolo

da Green Savers
EUA começaram a enterrar um milhão de toneladas de CO2 no subsoloOs Estados Unidos começaram este mês a enterrar um milhão de toneladas de CO2 no subsolo do Illinois, este é o primeiro projeto-piloto de sequestro e armazenamento geológico de gás com efeito de estufa do país.
O CO2 está sendo capturado de uma fábrica que produz etanol em Decatur, no estado do Illinois, e ficará “permanentemente armazenado” a cerca de 1,6 quilómetros de profundidade, no aquífero salino de Mount Simon Sandstone.
O projeto desenvolvido pelo consórcio Midwest Geological Sequestration,  é um dos sete criados pelo departamento de energia norte-americano para promover as tecnologias de captura e armazenamento de carbono no país.
Segundo informações da imprensa, este local tem todas as características geológicas para armazenar entre 11 e 151 mil milhões de toneladas de CO2. O Illinois emite mais de 265 milhões de toneladas de CO2 por ano, sendo a maioria das 126 centrais de produção de energia a carvão.
O projeto levou à construção de uma central que separa a água do CO2, sendo este depois conduzido, por uma conduta, para um poço, onde é injectado no subsolo.
“Esta poderá ser uma opção importante nas estratégias de mitigação das alterações climáticas”, explicou o responsável pelas Energias Fósseis do departamento de energia norte-americano, Chuck McConnell.
Existem hoje, em todo o mundo, mais de 50 projetos de captura e sequestro de carbono. A Agência Internacional de Energia estima que estas tecnologias possam reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa em 19%.