terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Holandeses criam luminária solar para comunidades africanas


O equipamento possui uma lâmpada de LED, que é carregada através de uma pequena placa solar

Luminária Wakawaka
da exame/procel
Ela possui formato retangular, para que possa ser apoiada com facilidade em superfícies retas e ainda possui uma abertura que permite que seja encaixada em uma garrafa PET, usada como suporte

O Wakawaka é um dispositivo criado, pela empresa holandesa que carrega o mesmo nome, com o intuito de auxiliar as comunidades que não têm acesso à energia elétrica. O equipamento possui uma lâmpada de LED, que é carregada através de uma pequena placa solar.
A escolha do nome foi inspirada na música “This time for Africa”, entoada durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A expressão “wakawaka” é suaíli e significa brilhar com intensidade, que traduz o ideal da empresa ao lançar a ideia.
O continente africano é o principal alvo do projeto. Segundo a empresa, o mercado de lâmpadas solares cresce em níveis muito altos na África, em média 450%. No entanto a tecnologia nem sempre é acessível à população mais pobre, que também não pode contar com o suporte das redes de distribuição de energia.
Esta necessidade incentivou os criadores a desenvolverem o Wakawaka que, apesar de ser uma tecnologia inovadora, não custará caro. A empresa pretende comercializar o equipamento a menos de dez dólares, que seria equivalente à quantia gasta por essas pessoas com combustíveis para iluminação durante dois ou três meses.
A luminária é compacta e equipada com LED. Além disso, ela possui formato retangular, para que possa ser apoiada com facilidade em superfícies retas e ainda possui uma abertura que permite que seja encaixada em uma garrafa PET, usada como suporte.
O equipamento servirá como carregador para baterias de celulares. A empresa explica que o modelo produzido inicialmente, com baixos custos, não suportará recarregar a bateria do iPhone, mas será eficiente para diversos outros tipos de aparelhos de telefonia móvel. Posteriormente, a empresa irá investir em um Wakawaka mais potente, que servirá para outros utensílios eletrônicos.