quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Norrmejerier - Transformando resíduos lácteos em biocombustível limpo

Norrmejerier

da symbiocity.se/por colunadosardinhaecologia

Norrmejerier em Umeå é a primeira indústria de laticínios na Suécia que fecha o ciclo de produção com sua própria instalação de biogás.
 Um sistema único utiliza soro do leite e resíduos de produção leiteira para gerar biogás como combustível e aquecimento. O resultado é um menor consumo de petróleo, de emissões de gases de efeito estufa e de custo nos transportes.

De efluentes e resíduos em combustível 

Construído em 2005, a usina transforma lixo, resíduos e efluentes da produção leiteira em biogás, que não só beneficia o ambiente, mas torna o leite mais competitivo também.

O sistema funciona através de bombeamento de soro filtrado e águas residuais provenientes da linha de produção em tanques, onde um processo microbiológico
decompõe a matéria orgânica sob condições anaeróbicas (em ausência de oxigênio).

O processo de digestão produz biogás, que depois é queimado em uma caldeira de vapor de gás para produzir vapor de alta pressão. A potencia do vapor  na máquina  de  produção de laticinio fornece aquecimento e água quente.

Benefícios ambientais 

No total, o processo de digestão produz 35 mil kWh de energia por dia e 10.000 MWh de biogás por ano, com 7.000 MWh adicional gerado por uma bomba de calor. O lodo produzido durante a digestão é transportado para uma usina de tratamento de esgoto nas proximidades e usado para a fabricação de pelotas de lama, um material de enchimento utilizado na construção de estradas.

Os benefícios são econômicos também, as expectativas da Norrmejerierd é de reaver o seu custo de investimento através da poupança de energia e eficiências de produção dentro de 6- 8 anos.
A instalação cortou a pegada da empresa no transporte, o equivalente a 20.000 quilômetros por ano e também criou a capacidade adicional para fabricação de queijos, tornando o leite mais eficiente e competitivo. 

*TRADUÇÃO LIVRE- COLUNADOSARDINHAECOLOGIA- Marina Silveira