quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Green Project Awards lança sua 1ª edição no Brasil e premia trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável de empresas, estudantes e ONG’S

Iniciativa, que já chegou a sua 4ª edição em Portugal, visa distinguir e reconhecer as melhores práticas em projetos que valorizem a sustentabilidade

As práticas de uma sociedade sustentável terão reconhecimento inédito no Brasil. Organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) e pela GCI Portugal, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério do Meio Ambiente, o Green Project Awards (GPA) chega ao País  para mobilizar população, empresas e entidades com iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à promoção de práticas sustentáveis. A primeira edição brasileira do prêmio – que terá seu lançamento no próximo dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro – pretende, além de atuar como complemento a um movimento de conscientização para a importância do equilíbrio ambiental, econômico e social, dar visibilidade às entidades, pessoas ou instituições geradoras de informação com mensagens pró-sustentabilidade.
“Chegou a hora de recompensar a criatividade dos brasileiros na promoção de práticas sustentáveis”, afirma Domingos Naveiro, Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia e co-organizador da premiação. “Fora do Brasil o GPA já é um meio para a sensibilização e conscientização da sociedade civil e uma vitrine para a inovação, criatividade e eficácia, promovendo a discussão produtiva de temas como o fim da pobreza, biodiversidade ou a inclusão social” explica José Manuel Costa, Presidente da GCI, co-organizadora do GPA.
Lançado em 2008 em Portugal, o Green Project Awards já reconheceu 28 casos de sucesso, eleitos entre as mais de 500 candidaturas nos últimos anos. Voltado a um público variado que inclui jovens, Institutos de Ensino e Pesquisa, ONGs, Associações de classe, empresas e representantes da administração pública, o GPA Brasil irá premiar as categorias Iniciativa Jovem, Pesquisa e Desenvolvimento, Produto ou Serviço e Campanha de Mobilização. Poderão participar iniciativas e/ou projetos criados e desenvolvidos por jovens (até aos 24 anos;  produtos ou serviços já implementados nas áreas de desenvolvimento social, econômico, ético e ambiental; campanhas e ações de sensibilização e informação e projetos que já tenham sido objeto de dissertação ou publicação.
Os candidatos poderão realizar suas inscrições por meio da plataforma digital do GPA entre Janeiro de 2011 e Março de 2012. A cerimônia para entrega dos prêmios acontecerá no dia 19 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, reforçando a luta contra a pobreza e exclusão social.
Além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério do Meio Ambiente, o GPA Brasil conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria do Estado do Ambiente.
Sobre os Organizadores
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) é uma instituição de caráter multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criado em 1921, o INT busca soluções tecnológicas que harmonizem crescimento econômico, justiça, bem estar social, conservação ambiental e utilização racional dos recursos naturais, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável.
A GCI é a Consultora portuguesa com maior expertise na criação e implementação de estratégias de Engajamento Público. Lançou, em 2008, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, o Green Project Awards, que após quatro edições, continua como meio para a sensibilização e conscientização da sociedade civil para o equilíbrio ambiental, econômico e social
por Julia Panessa/inteligemcia.com.br /edelman.com.br
http://www.greenprojectawards.pt/2011/