quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SALTO PARA UMA NOVA ERA ENERGÉTICA

Impulso para a energia ecológica: com milhares de quilômetros de cabos high-tech sob o Mar do Norte, Alemanha e outros oito países europeus querem interligar seus parques eólicos e usinas hidrelétricas.

fonte- magazine-deutschland.de/pt

Oliver Sefrin

Com a Iniciativa Offshore Mar do Norte, nove países europeus querem dar, de forma impressionante, um sinal claro a favor do uso das energias renováveis. Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Luxemburgo...
 Holanda e Suécia desejam conectar aerogeradores no Mar do Norte a uma rede submarina de alta tensão. Um propósito pioneiro: assim surgiria a primeira rede europeia de energia, atravessando várias fronteiras internacionais. Mesmo que a Conferência do Clima em Copenhague, em dezembro de 2009, não tenha chegado ao consenso mundial para um novo acordo de proteção do clima, os países europeus abrem, com a gigantesca rede de eletricidade ecológica, mais um caminho para o abastecimento energético ambientalmente correto.

“Para a Alemanha, com planos ambiciosos de expansão offshore, a iniciativa tem grande significado“, declarou o ministro da Economia, Rainer Brüderle. Ele vê o projeto como contribuição para um salto rumo à era das energias renováveis. O projeto transfronteiriço de eletricidade ecológica ainda está na fase de planejamento. No fim de 2009, a Alemanha e seus parceiros europeus lançaram a ambiciosa ideia com uma declaração política. O fortalecimento da segurança no abastecimento, a maior concorrência no mercado interno e a integração de energias renováveis foram mencionados na declaração como três razões claras e fundamentais para a iniciativa. Ela é, depois do projeto Desertec de eletricidade gerada no deserto, o segundo grande investimento conjunto europeu, anunciado em pouco tempo, na área das tecnologias de energia renováveis. A energia gerada pelas usinas solares do projeto Desertec, na África do Norte, deverá cobrir, até 2050, cerca de um quinto de toda a demanda europeia de eletricidade.

A fim de que mais tarde a eletricidade dos aerogeradores também possa ser fornecida a grande parte da Europa, a Iniciativa Offshore Mar do Norte pretende conectar parques eólicos com milhares de quilômetros de cabos e assim integrar recursos energéticos. Possíveis seriam, além disso, ligações com usinas hidrelétricas na Escandinávia, para melhor armazenar a eletricidade ecológica, bem como com várias turbinas de marés nas costas belga e dinamarquesa e outros parques eólicos e solares no continente europeu. Interligados dessa forma, os países participantes teriam um abastecimento independente das variações do tempo, que ainda representam uma desvantagem no uso das energias do vento e do sol.

Os fundadores da Iniciativa Offshore Mar do Norte querem, ainda em 2010, avançar no planejamento e também engajar no projeto as empresas de distribuição de energia. Os custos para a rede de alta tecnologia são estimados por especialistas em até 30 bilhões de euros.