domingo, 18 de abril de 2010

JAGUARI MS, COMEÇA A PRODUZIR ARTESANATO PARA O MUNDO

A artesã Sebastiana Ferreira de Alvarenga misturou os fios de algodão e fibra da bananeira.

As senhorinhas da associação “Vida mulher” de Jaraguari, município distante 42 quilômetros da Capital, receberam na tarde de ontem (15) os primeiros certificados de 2010 da oficina do projeto Artesania, promovido pele Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) em parceria com o Sebrae/MS.

Os produtos, antes feitos de forma mais rústica e artesanal, agora, com a capacitação dada pela artesã Edna Correia de Souza, ganharam acabamento, design e variação de matéria prima. A tecelagem ganhou uma nova roupagem com a iconografia do Estado tramado nos teares e com as mistura das cores.

A artesã Sebastiana Ferreira de Alvarenga misturou os fios de algodão e fibra da bananeira. “A professora me ensinou a fazer novos desenhos com a fibra da bananeira. Agora vou produzir novas peças com o que aprendi aqui no curso”, disse eufórica.

“O artesanato de Jaraguari esta pronto para atravessar as fronteiras do Estado para mostrar a criatividade de nossos artesãos e a qualidade das matérias primas agregadas às peças. Isto valoriza o produto e a mão de obra das artesãs da comunidade”, enfatiza o presidente da FCMS, Américo Calheiros, que esteve presente na etapa final da oficina e participou da entrega dos certificados.

A próxima oficina na comunidade “Vida Mulher”, que também tem apoio do Sebrae/MS, será na área de gestão, na qual os artesãos, segundo a gerente de artesanato da FCMS Arlene Vilela, receberão capacitação para dar um preço justo as peças. Além de se qualificarem, também, para a venda desses materiais.

Estiveram presentes na entrega dos certificados o secretário de esporte de Jaraguari, Aldemar Gay de Oliveira e gestora de assistência social do município, Lúcia Leni Matias da Silva.