Marco Antonio de Carvalho, 25 anos, ator, estudante de Cinema e assistente de direção em programas do Canal GNT, foi um dos transeuntes curiosos que acessaram o QR Code que remete para a página da Campanha na web e dá acesso a vídeos gravados pelos artistas brasileiros Rodrigo Santoro, Alice Braga e MV Bill. Em frente a um painel que destacava a frase “We want to preserve our oceans” (“Nós queremos preservar os oceanos”), Marco Antonio refletia sobre a poluição das praias cariocas e o descuido com rios que, no passado, eram fonte de água limpa.
“Essa campanha é importante porque, com o crescimento populacional de cidades como o Rio, é preciso frisar a preocupação com o verde”, observou. Sobre a situação das águas na cidade, o ator lembrou que na zona Sul, onde a maioria das delegações estrangeiras da Rio+20 estão hospedadas, há graves problemas ambientais como a ocupação de morros, antes abrigados pela Mata Atlântica, e o lançamento de esgotos nas praias e em alguns cursos d’água.
A campanha, criada pela Agência África, foi focada em três pilares de ações da UNESCO: a Preservação dos Oceanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e o Estilo de Vida Sustentável. As peças impressas remetem à integração entre o azul e o verde com frases objetivas e bem claras: "Eu quero preservar nossos oceanos", "Eu quero uma sociedade sustentável" e "Eu quero uma educação de qualidade". O diferencial são as imagens de rostos e mãos que ilustram as peças e foram criadas a partir de um mosaico de inúmeras plantas.
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