sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO RECICLA GIGÓIA SERÁ LANÇADO COM APOIO DO INEA

             Ilha da Gigóia  (crédito: Júlio Dias)Rio Film Commission

do INEA

A Ilha da Gigóia localizada no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá receberá neste sábado (01/09), de 10h às 15h, o Projeto Recicla Gigóia, criado pelo Instituto Terrazul e que tem o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O projeto consiste na implantação da coleta seletiva nas ilhas localizadas na Lagoa da Tijuca e a proposta de envolver moradores, representantes de instituições e comerciantes no trabalho. O objetivo é minimizar os impactos da   disposição inadequada de resíduos na lagoa e preservar a qualidade das suas águas e de toda bacia hidrográfica da região.

Durante o evento, será realizada exposição de produtos feitos com materiais recicláveis pelos artesãos da região, peças de teatro do grupo “Porta Aberta” da Comlurb, dança indiana, música, show de mágica e uma Ecogincana. Crianças e seus pais participarão da divertida competição com direito a corrida de saco, jogo de basquete, recital de poesia e coleta de materiais recicláveis.

Programa de empresa petrolífera oferece cursos para pescadores em Caraguá


Portal Caraguatatuba.sp.gov.br
Os pescadores artesanais de Caraguá podem se inscrever gratuitamente nos cursos da Plataforma Educativa Repsol Sinopec. O programa de responsabilidade social da empresa Repsol Sinopec Brasil consiste em uma sala de aula itinerante que leva conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional para as comunidades pesqueiras do estado de São Paulo.  
Pela terceira vez em Caraguá, a Plataforma Educativa oferece até a segunda quinzena de setembro, no Entreposto do Camaroeiro, os cursos de Artesanato, Manutenção Preventiva de Motores (movidos a diesel), Gestão de Resíduos no Mar, Pescador Profissional (POP) e Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC).
Nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, o espaço terá aula de artesanato. Para os interessados em conhecer a parte mecânica das embarcações, o projeto conta com o curso de Manutenção Preventiva de Motores a Diesel, na próxima quinta-feira (6), no período da manhã.
O programa promove a capacitação Gestão de Resíduos no Mar no dia 13 de setembro. O objetivo é orientar os pescadores sobre a destinação correta do lixo produzido nos barcos.

Exposição “O Mundo das Abelhas” em Ribeirão Preto finaliza trabalho na Emef Faustino Jarruche



Ainda no segundo semestre, exposição itinerante será instalada em mais uma escola da rede municipal
 

 

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (Coordenadoria de comunicação social)

A exposição “O Mundo das Abelhas”, um dos projetos desenvolvidos pelo PIEA (Programa Integrado de Educação Ambiental), teve sua temporada de instalação na Emef Faustino Jarruche, no Jardim Marchesi, encerrada na última semana. A exposição seguirá agora para o Cemei João Gilberto Sampaio, a partir do dia 3 de setembro, e a partir do dia 18 segue para o Cemei Virgílio Salata.

O projeto “O Mundo das Abelhas” foi iniciado em agosto de 2011 e compreende uma exposição itinerante, composta por cartazes, fotos e material audiovisual que retratam a vida de uma colmeia, a produção de mel e outros subprodutos apícolas. O responsável pela exposição é o apicultor Wolfgang Denecke, que leva o projeto até as escolas municipais e trabalha o tema junto aos alunos, incorporando o assunto aos projetos pedagógicos das unidades escolares sob forma de atividades complementares.

EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MUSEU MÁRIO TOLENTINO EM SÃO CARLOS


Prefeitura Municipal de São Carlos

O Museu da Ciência “Profº Mário Tolentino” recebe uma exposição que retrata a evolução das ferramentas utilizadas pelo homem, da caça aos trabalhos manuais e industriais. Aproximadamente 500 peças, a maioria delas pertencentes ao pesquisador da Embrapa, Luiz Alberto Colnado, fazem parte da exposição, que recebeu na abertura, ocorrida na tarde de terça-feira (28), os alunos do 5º ano da Emeb Carmine Botta, localizada no Boa Vista.

A secretária de Educação, Lourdes Moraes e o coordenador do Museu, Paulo Roberto Milanez, recepcionaram o colecionador, que explicou a evolução das ferramentas utilizadas, da era da Pedra Lascada até o ano de 1.850 do século 19.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Combinar fonte de energia é mais em conta para aquecer água


AGÊNCIA USP DE NOTÍCIAS (EDITORIA TECNOLOGIA)
Por Júlio Bernardes
Utilizar a eletricidade com o gás natural e os painéis solares é a opção combinada mais em conta a longo prazo para o aquecimento de água em residências. A conclusão é de pesquisa do engenheiro elétrico José Carlos Saraiva, realizada no Programa de Pós-Graduação em Energia da USP. O estudo também ressalta que instalar durante a obra a infraestrutura necessária para o sistema de aquecimento, como tubulações de água quente, fria, gás e eletricidade, também ajuda a reduzir os custos da utilização de fontes alternativas de energia, mesmo que não sejam adotadas de imediato.
Infraestrutura individualizada otimiza custos de instalação de painel solar
O engenheiro verificou a infraestrutura de três edifícios residenciais construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (Centro de São Paulo), Belenzinho (Zona Leste de São Paulo) e no município de Mogi das Cruzes (Grande São Paulo). Os apartamentos são destinados à famílias com renda mensal de um a dez salários mínimos. “No conjunto Belém L, que tem 38 unidades habitacionais, é utilizada a energia solar juntamente com a eletricidade”, conta Saraiva. “Como as tubulações são individualizadas, cada morador tem seu próprio painel solar individual, o que evita o pagamento de despesas por todos os condôminos e pode estimular os interessados na utilização combinada dos sistemas de aquecimento.”

Pesquisador do IPT participa de evento que discute instituição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil


O evento é promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental

As inscrições ainda estão abertas e o evento é gratuito.Não perca!

do IPT
As mudanças dos paradigmas sobre prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em casos de desastres naturais a partir da promulgação da Lei Federal 12.608 estarão em discussão na próxima quinta-feira, 30 de agosto, a partir das 14 horas na Assembleia Legislativa de São Paulo. A lei gestada a partir dos acidentes na região serrana do Rio de Janeiro, no início de 2011, institui a Política, o Sistema e o Conselho Nacionais de Proteção e Defesa Civil, autorizando a criação do sistema de informações e monitoramento de desastres, além de alterar dispositivos do Estatuto das Cidades, Lei Lehman e Lei de transferências de recursos da União, entre outros.

O geólogo e pesquisador do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Eduardo Soares de Macedo, fará uma apresentação no evento sobre os avanços promovidos pela lei nos trabalhos da Defesa Civil.
Eduardo Soares de Macedo:

União, estados e municípios

deverão manter mapeamentos

atualizados das áreas de risco
 

Exposição na Reitoria da UNESP relaciona meio ambiente e arte


Obra El sofá de mi abuela, de Kenneth Kemble, Argentina, 1992
Artistas de 13 países valorizam cuidados com a naturezaPortal UNESP
Preservar a natureza é hoje uma preocupação mundial. As imagens da exposição Ecoarte, expostas a partir de 30 de agosto no Hall da Reitoria da Unesp, em São Paulo, SP, trabalham justamente com temas como aquecimento global, desenvolvimento social e sustentabilidade.
A mostra fica aberta ao público até 14 de setembro. Entre os artistas brasileiros, estão nomes consagrados como Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Flavio Shiró, Antônio Herique Amaral,  Carlos Vegara, Arcângelo Ianelli, Siron Franco, Tomie Ohtake e Beatriz Milhazes.
As imagens enfocam questões como água potável, abrigo e habitat para uma diversidade biológica que é fonte de alimentos e medicamentos.
O desafio dos artistas é alertar, com recursos plásticos e visuais, que a exploração desmedida, sem o devido manejo dos recursos naturais, provoca impactos negativos, como perda de biodiversidade, mudanças climáticas e extinção de meios de subsistência da humanidade.

Agência Nacional de Águas e Governo de Pernambuco assinam acordo para melhorar abastecimento em escolas


chamada
Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios do Semiárido serão beneficiados no primeiro momento. Araripina, Arcoverde e Cabrobó estão na lista.
da ANA 
A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado de Pernambuco (SCJ) assinaram um acordo de cooperação técnica para melhorar as condições das escolas pernambucanas no que diz respeito à segurança do abastecimento de água em quantidade e qualidade, oferecendo condições sanitárias para manutenção da saúde e bem-estar dos alunos e professores. Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios serão beneficiados, entre eles: Araripina, Arcoverde, Cabrobó e Manari (município com menor IDH do Brasil). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de agosto.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CETESB publica a primeira edição de relatório de emissões por veículos

O Relatório que será atualizado anualmente já se encontra disponível neste site


A CETESB passa a publicar, anualmente, o Relatório de Emissões Veiculares do Estado de São Paulo com dados sobre a maior frota do país e as estimativas de emissão de gases poluentes e de efeito estufa originados na circulação de aproximadamente 13,6 milhões de veículos, sendo 9 milhões de automóveis, 1,6 milhão de comerciais leves, 500 mil ônibus e caminhões e 2,5 milhões de motocicletas.

A primeira edição, disponível no link http://www.cetesb.sp.gov.br/ar/emissao-veicular/48-relatorios-e-publicacoes, traz dados relativos a 2011, além de informações geradas pela CETESB, como agente técnico do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e como a instituição que detém um amplo conhecimento em desenvolvimento de ferramentas e políticas para a redução do impacto ambiental gerado pela circulação de veículos. O relatório faz ainda uma avaliação da situação das ações previstas no Plano de Controle de Poluição Veicular – PCPV 2011-2013, como a lei que institui a inspeção veicular em todo o Estado encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa.

Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro

 
REDE NOSSA SÃO PAULO
Documento entregue ao prefeito de São Paulo e de outras cidades vizinhas solicita a não cobrança de tarifa em ônibus, metrô, trem e trólebus durante todo o dia 22 de setembro
Airton Goes 
A Rede Nossa São Paulo e outras 33 organizações da sociedade civil entregaram ofício na Prefeitura de São Paulo solicitando que o sistema público de transporte coletivo não cobre tarifa dos passageiros durante todo o dia 22 de setembro deste ano. Na data, que cairá num sábado, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. 
De acordo com as entidades que subscrevem o documento, o acesso a ônibus, metrô, trens e trólebus grátis, em data tão simbólica, permitirá ao cidadão uma experiência fundamental de valorização da mobilidade inclusiva, democrática e de menor impacto ambiental, além de atender à Política Nacional de Mobilidade Urbana (estabelecida pela Lei 12.587/2012), sancionada no início do ano, que prioriza o transporte público coletivo e não motorizado.

Relatora da ONU diz que agricultura gasta maioria da água com supérfluos


Em entrevista à Rádio ONU, Catarina de Albuquerque afirmou que 70% da água utilizada são para produzir "alimentos de luxo", consumidos em países ocidentais. 
Água pode ser melhor usada na agricultura. (Foto: Banco Mundial)
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
A relatora especial das Nações Unidas para o Direito Humano à Água e ao Saneamento Básico, Catarina de Albuquerque, afirmou que o mundo precisa refletir na forma como tem gastado água.
Segundo a relatora, 70% do recurso usado na agricultura são empregados na produção de alimentos, que ela considera supérfluos.
Brasil e Argentina
Nesta entrevista à Rádio ONU, de Lisboa, e antes de embarcar para a Semana Mundial da Água, que está ocorrendo na Suécia, Catarina de Albuquerque falou sobre o uso da água na agricultura, e sobre os bens consumidos por países desenvolvidos.
"A água que está a ser utilizada para a agricultura não é toda para realizar o direito humano à alimentação. Aliás, 70% da água utilizada na agricultura é utilizada para produzir alimentos de luxo. Alimentos desnecessários, supérfluos para a realização ao direito à alimentação.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brasil e Estados Unidos debatem as descobertas mais recentes sobre vetores de doenças tropicais


Pesquisadores do IOC e da Fiocruz participaram do Simpósio que incentivou a aproximação dos dois países em torno da temática

Fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)
Isadora Marinho

Numerosos e adaptáveis, quase sempre passam despercebidos. Mas os insetos transmissores de doenças já foram responsáveis por epidemias de grande proporção, como a da peste bubônica e a da febre amarela. Hoje, são as persistentes endemias tropicais – como dengue, malária e doença de Chagas – que impactam a economia e a qualidade de vida nos países em desenvolvimento, desafiando especialistas em controle de vetores de todo o mundo. Nos dias 9 e 10 de agosto, um grupo multidisciplinar de ponta do Brasil e dos Estados Unidos se reuniu na cidade norte-americana de Hamilton, no Estado de Montana, para debater as descobertas mais recentes na área e trocar experiências. O simpósio USA-Brazil Vector Symposium, organizado pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID/NIH), vinculado ao National Institute of Health (NIH), marcou uma aproximação direta dos dois países em torno da temática. A iniciativa contou com a participação de três pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Divulgação NIH
Grupo que participou do Simpósio, restrito a pesquisadores dos dois países

Projeto faz levantamento da biodiversidade de peixes da costa fluminense

FAPERJ

Divulgação
Coleta de peixes é o primeiro passo para avaliar as espécies
encontradas nas praias arenosas do estado do Rio de Janeiro 

Débora Mota

Conhecer a biodiversidade é o primeiro passo para a formulação de políticas públicas de preservação ambiental. Partindo dessa premissa, um projeto coordenado pelo Cientista do Nosso Estado da FAPERJ Francisco Gerson Araújo, do Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), propõe um levantamento dos peixes e de seus habitats– locais onde vivem – nas praias arenosas de todo o estado do Rio de Janeiro. O estudo foi contemplado pela Fundação com o edital de Apoio ao Estudo da Biodiversidade – Biota.

De acordo com o professor, as praias arenosas são verdadeiros berçários dos peixes. "É comum encontrarmos peixes jovens perto das praias, já que a reprodução da maioria dos peixes que vivem nas áreas costeiras rasas costuma ocorrer em áreas mais profundas da plataforma continental, isto é, a cerca de 50 a 200 de profundidade na zona costeira. Depois que nascem, os ovos e as larvas são trazidos pelas correntes e marés para a zona costeira rasa, onde passam boa parte da fase inicial da vida”, explica Araújo. Por isso, a ocupação desordenada das praias é tão prejudicial. “A poluição e outras formas de agressão às praias pela ação humana destrói os locais de criação de peixes. Em consequência, populações adultas tendem a desaparecer”, completa.

Pesquisa relata aumento da poluição sonora e descaso com a sonoridade


IMAGEM PORTAL SÃO FRANCISCODoutorado da Unesp relaciona ciências, tecnologia e cultura
da UNESP/João Moretti, da Faculdade de Ciências/Bauru

A preocupação com a educação sonora das pessoas tem se revestido de grande importância nos últimos tempos dado o crescente aumento da poluição sonora e do descaso das pessoas com o cuidar das paisagens sonoras e do ambiente acústico. Essa é a conclusão de doutorado defendido no programa Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp, Câmpus de Bauru.
A tese, intitulada Educação Sonora:encontro entre ciências , tecnologia e cultura, foi escrita por Francisco Nairon Monteiro Junior. Para ele, o trabalho passou pelo desenvolvimento de possibilidades para a educação sonora como meio de desenvolver nos estudantes dos diversos níveis de ensino uma consciência ecológica acústica.
“Realizamos diversas atividades de ensino e pesquisa, dentre as quais os exercícios de sensibilização da audição e os teatros sonoros, os quais se mostraram bastante promissores, no desenvolvimento de tais competências, bem como agregaram ludicidade no lidar com o tema”, explica.

Produção de Etanol fica mais sustentável com ajuda da tecnologia

Revista ecoenergia*
Após o processo de produção do etanol, há uma sobra de leveduras que pode ser utilizada na complementação à ração animal. Mas o uso do antibiótico no processo faz com que esse excedente seja rejeitado pelo mercado. Eduardo Donato, diretor de negócios da empresa Beraca, especialista em desenvolver tecnologias no sentido da sustentabilidade, conta que a empresa investiu em uma nova tecnologia, cuja matéria-prima é o dióxido de cloro. Sua principal função é substituir o uso de antibiótico no controle do processo de fermentação.
O mercado está passando por uma transformação importante. Há alguns anos, não ouvíamos falar em tratamento de água nas torres de resfriamento nas usinas, o líquido era despejado nos rios sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, o que raramente acontece atualmente, compara o executivo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

II ENCONTRO METROPOLITANO DE AGROECOLOGIA


da Aspta.org
O avanço da construção da agroecologia na regão Metropolitana do Rio de Janeiro já é uma realidade. Inúmeras são as experiências agroecológicas protagonizadas por famílias agricultoras (rurais, urbanas e periurbanas), pescadoras ou descendentes de quilombolas. É com o objetivo de fazer convergir esses processos sociais e construir um território agroecológico como uma unidade geográfica e estratégica de lutas e sobretudo de resistências que será realizado, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro o II Encontro Metropolitano de Agroecologia. Espera-se 300 participantes para Encontro que acontecerá na Igreja de Santo Antônio em Rio do Ouro, Distrito Agrícola de Magé (RJ).

Na abertura do evento, os agricultores, pescadores, técnicos, estudantes, grupos e entidades do campo da Agroecologia participarão da construção do Mapa dos conflitos e resistências na Região Metropolitana. O aprofundamento tanto dos conflitos provocados pelos diferentes projetos de desenvolvimento em curso na região quanto das formas de organização das populações frente aos desafios será o passo fundamental para materializar um espaço comum e de referência identitária.

Encontro Unitario lança declaração histórica em defesa da Reforma Agrária




Leia a declaraçao final do Encontro Nacional Unitario dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Aguas e das Florestas.


Por Terra, Território e Dignidade!

do MST
Após séculos de opressão e resistência, “as massas camponesas oprimidas e exploradas”, numa demonstração de capacidade de articulação, unidade política e construção de uma proposta nacional, se reuniram no “I Congresso Nacional dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas sobre o caráter da reforma agrária”, no ano de 1961, em Belo Horizonte. Já nesse I Congresso os povos do campo, assumindo um papel de sujeitos políticos, apontavam a centralidade da terra como espaço de vida, de produção e identidade sociocultural.
Essa unidade e força política levaram o governo de João Goulart a incorporar a reforma agrária como parte de suas reformas de base, contrariando os interesses das elites e transformando-se num dos elementos que levou ao golpe de 1964. Os governos golpistas perseguiram, torturaram, aprisionaram e assassinaram lideranças, mas não destruíram o sonho, nem as lutas camponesas por um pedaço de chão.

Semana Mundial da Água vai antecipar comemorações do Ano Internacional


Evento, que começa no próximo dia 26 na Suécia, pretende aumentar a conscientização para a importância do recurso; tema deste ano é “Segurança Hídrica e Alimentar”.
Semana Mundial da Água 2012 (Foto: Unep)
Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris. 
Entre os dias 26 e 31 de agosto o Instituto Internacional da Água em Estocolmo, na Suécia, vai sediar a semana Mundial da Água.
O evento promete ser um prelúdio do Ano Internacional da Cooperação da Água, que será marcado em  2013.
Experiências e Práticas
Todos os anos, desde 1991, a Semana Mundial da Água oferece uma oportunidade única para a troca de opiniões, experiências e práticas entre as comunidades científica, empresarial, política e cívica.
Através de análises sobre a água e os desafios relacionados ao seu impacto na saúde, no clima e na economia, o objetivo do evento é fornecer respostas concretas em escala global que sejam sintonizadas a particularidades locais.

ReciclaRio - 4º Seminário

ReciclaRio


Em 2012, com uma nova denominação e identidade visual, o Seminário Arerj/Sindieco e IMA-UFRJ passa a adotar o nome de ReciclaRIO. Não abdica de sua contemporaneidade, abordando como tema central as INOVAÇÕES E PERSPECTIVAS APÓS A RIO+20. Dessa forma, trazendo ao debate técnico e acadêmico o evento que pautou o cenário ambiental mundialmente, apresentando desde a PESQUISA E PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TEMPOS DE SUSTENTABILIDADE até os DESAFIOS DO PODER PÚBLICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA PNRS. Tudo isso envolvendo inovações e perspectivas para a economia verde e a sustentabilidade, após o evento que marcou os vinte anos da Eco92.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais chuvas intensas em São Paulo e seca nos EUA corroboram conclusões do IPCC


Avaliação foi feita por pesquisadores a partir das conclusões do mais recente relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Agência Brasil)
Por Elton Alisson/Agência FAPESP
Apesar de necessitar de mais estudos para reiterar evidências e esclarecer algumas incertezas sobre os níveis de confiança de algumas previsões, as conclusões do Relatório Especial sobre Gestão dos Riscos de Eventos Climáticos e Desastres (SREX, na sigla em inglês) – elaborado e recentemente divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – podem ser corroboradas pela maior ocorrência de eventos climáticos extremos em diferentes regiões do mundo, como a atual seca nos Estados Unidos, e pelo aumento de gastos realizados nos últimos anos por países como o Brasil para sanar os prejuízos causados por enchentes e deslizamentos provocados por chuvas intensas.
A avaliação foi feita por pesquisadores participantes do workshop “Gestão dos riscos dos extremos climáticos e desastres na América do Sul – O que podemos aprender com o Relatório Especial do IPCC sobre os extremos?”, realizado nos dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo.

Projeto prevê faixa exclusiva para estimular ‘carona solidária’



 
Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo/Rede Nossa São Paulo
Carros com três ou mais pessoas podem ter uma faixa exclusiva em algumas vias da cidade. Essa é a proposta do Projeto de Lei 149/2008, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que teve seu parecer aprovado nesta quarta-feira (15/8) na Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo.

Com o PL, Nomura pretende “estimular a carona solidária na cidade”. “São cerca de sete milhões de veículos, 90% circulando apenas com uma pessoa, no máximo duas”, justificou o vereador, afirmando que, além de melhorar a fluidez do trânsito, o projeto beneficia quem deixa o carro em casa. “Vejo o exemplo de estudantes que saem diariamente de São Paulo em direção a Bragança e Campinas. Muitos usam a carona até por questões econômicas”, argumentou Nomura.

TRÊS CICLISTAS PEDALAM A TRANSAMAZÔNICA E REGISTRAM CADA TRECHO DESSA AVENTURA


Crédito: Divulgação/Projeto Cicloamazônia
Ciclistas participantes do projeto Cicloamazônia

do SENAC SETOR 3

Com calma e respeito. É dessa forma que os três ciclistas pretendem atravessar a Amazônia, pela BR-230. Sentindo na pele o calor de uma das maiores florestas tropicais do Planeta. A equipe é formada por: Daniel Santini, editor da agência de notícias da organização Repórter Brasil e colunista sobre mobilidade urbana do blog Outras Vias, do Portal O ECO, Marcelo Schadt Assumpção, administrador e fotógrafo e o ilustrador Valdinei Calvento, da Bicicleta Girassol. Os ciclistas querem ouvir, conviver, observar, conhecer e aprender, além de dividir cada trecho e troca em sua viagem no blog. Trata-se do projeto Cicloamazônia.

O percurso é a BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica, estrada que cruza o estado do Amazonas. De acordo com informações do blog da iniciativa, a viagem tem o objetivo de reunir informações sobre a região e dar voz aos que vivem nas margens da estrada. É conhecido pelo difícil acesso e tráfego. O grupo pretende percorrer 1.228 km de bicicleta em cerca de dois meses. Entre agosto e setembro, a equipe irá mapear questões importantes sobre degradação ambiental e o avanço do desmatamento nas margens dessa rodovia. Eles irão acampar usando redes no percurso.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Brasil da agroecologia


Agroecologia: ação pela sustentabilidade
Martim Garcia /MMA

Política nacional se propõe a reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar os índices de conservação da agrobiodiversidade. Será, também, instrumento público para construir agenda sustentável em favor da sociedade

Sophia Gebrim/MMA

A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) já é uma realidade. Instituída pelo Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21/08). O objetivo é integrar, articular e adequar políticas públicas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

"Com as ações esperamos reduzir o uso de agrotóxicos e aumentar os índices de conservação da agrobiodiversidade, além de trata-se de mais um instrumento público que busca construir agenda sustentável para a sociedade brasileira" destaca a diretora de Extrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Cláudia Calório. Os próximos passos serão a instalação da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que será responsável pela construção do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

OFICINA DISCUTE PLANO DE AÇÃO PARA PROTEGER OS TUBARÕES


Tubarão-tigre de Bahamas

Tubarão Tigre - espécie comum no Nordeste do Brasil
alt


As próximas oficinas serão realizadas no litoral da Bahia

do ICMBio
Terminou nesta quinta-feira (16), em Itajaí, Santa Catarina, a II Oficina de Elaboração do Plano de Ação Nacional de Conservação (PAN) de Tubarões e Raias. O encontrou abordou as espécies ameaçadas que ocorrem no litoral do Sudeste e Sul, mais especificamente na área que vai do Cabo São Tomé, no estado do Rio de Janeiro, até o Chuí, no Rio Grande do Sul.

Coordenado pelo Cepsul (Centro Nacional de Pesquisa Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul), o evento, que começou na terça (14), contou com a participação de 55 especialistas, entre eles analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que estão ajudando na elaboração do Plano.

Maratona Parque Cultural das 3 Pontas seleciona projetos sustentáveis


.
Maratona irá selecionar projetos que revelem a beleza e reforcem a necessidade de se defender a Ponta do Coral como uma área de proteção 100% pública e livre de intervenções descaracterizantes


O Ateliê Modelo de Arquitetura (AMA), o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (Cala) da UFSC, o Movimento Ponta do Coral 100% Pública e Parque Cultural das Três Pontas estão promovendo a Maratona de Projeto do Parque Cultural das 3 Pontas.
A Maratona irá selecionar projetos que revelem a beleza e reforcem a necessidade de se defender a Ponta do Coral como uma área de proteção 100% pública e livre de intervenções descaracterizantes. A chamada se estende não só aos estudantes de arquitetura, mas também às áreas afins, no intuito de valorizar a pluralidade de olhares e criar um projeto paisagístico interdisciplinar da Ponta do Coral. Os projetos selecionados participarão de uma exposição itinerante. O Parque Cultural das 3 Pontas é composto pela Ponta do Coral, Ponta do Lessa e Ponta do Goulart.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24/08 através do e-mail, enviando nome completo e número de matrícula ou entidade. As equipes serão montadas no dia do evento, seguindo o modelo de Maratona de Projeto.

Recife, palco da bioética e direitos dos animais



Começa, nesta quarta-feira, dia 22 de Agosto, o maior evento mundial de bioética e direitos dos animais.

Sediado na Universidade Federal de Pernambuco e tendo o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Abolicionista pelos Animais, o III World Conference on Bioethics and Animal Rights (III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais) já é considerado por especialistas um dos principais espaços de discussão sobre a temática dos animais.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

cão Perdido! AJUDE O CÃOZINHO HERMES VOLTAR PARA CASA!

 ALERTA AOS LEITORES, AMIGOS E VISITANTES QUE ENTRAREM NESTE BLOG:

 VOCÊ NÃO ENTROU NO BLOG POR ACASO! 
 AJUDEM O CÃOZINHO HERMES QUE ESTÁ CEGO VOLTAR PARA SUA CASA!
HERMES FOI LEVADO JUNTO COM O CARRO DE SUA FAMÍLIA, DIA 03/08.
A DIVULGAÇÃO DESTE VÍDEO PODE TRAZÊ-LO DE VOLTA PARA CASA!






DIVULGUE,COMPARTILHE, PASSE PARA FRENTE!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudo avalia cultivares de laranja de maturação precoce


Objetivo foi avaliar desempenho de doze cultivares de laranja de maturação precoce

 AGÊNCIA USP DE NOTÍCIASAlicia Nascimento Aguiar, da Esalq em Piracicaba 
Nos últimos anos, as áreas de laranja situadas nas regiões tradicionais do norte e centro-sul do Estado de São Paulo vêm apresentando redução. No entanto, a região sudoeste caracteriza-se por maior incremento tanto na área plantada como na produção de frutos. O deslocamento da citricultura para esta região, além de possuir condições adequadas ao plantio, foi uma alternativa para minimizar o efeito das doenças que oneram o processo produtivo. Pautada nessa tese, Marina Maitto Caputo, do programa de pós-graduação (PPG) em Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, realizou o estudo Avaliação de doze cultivares de laranja doce de maturação precoce na região sudoeste do Estado de São Paulo.
A pesquisadora relata que a citricultura moderna enfrenta desafios que precisam ser resolvidos, principalmente, em relação à diversidade genética dos pomares, a fim de otimizar o processo produtivo e induzir a sustentabilidade do setor. “É restrito o número de cultivares nos pomares comerciais, embora a diversidade de gêneros, espécies, cultivares e clones de citros seja grande. Porém, o processamento industrial baseia-se em quatro cultivares principais que são a ‘Hamlin’ como precoce, a ‘Pêra’ como meia estação e a ‘Natal’ e ‘Valência’ como tardias”, explica a autora do estudo.

Para legumes e verduras mais saudáveis

FAPERJ

Vilma Homero
Divulgação / UFRRJ
Ao lado do técnico em química Victor França, os alunos 
Marcio e Camila, da UFRRJ, aprendem sobre pesticidas 

Os pesticidas têm uso intenso na agricultura brasileira. O Rio de Janeiro não é exceção e os chamados agrotóxicos entram no cultivo de frutas, legumes e hortaliças. Para a pesquisadora Cristiane Martins Cardoso, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a questão é saber se esses produtos estão sendo empregados respeitando-se os períodos de quarentena, ou seja, bem antes da fase prevista de colheita, para evitar que os resíduos permaneçam aderidos à superfície dos vegetais. O que acontece, entretanto, é que, na maioria dos casos, ainda há presença de resíduos em frutas e hortaliças prontos para o consumo. "É uma ameaça invisível. A longo prazo, tudo isso pode trazer prejuízos à saúde."

Abertas Inscrições para Prêmio Duke Energy!




Fique ligado! Inscrições até 10 de setembro!
O Prêmio Duke Energy – Energia da Inovação é um concurso para seleção de projetos de extensão, ligados a IES (Instituições de Ensino Superior), com enfoque em sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida em municípios e comunidades banhados pelo baixo e médio Paranapanema. É fruto da parceria entre a Duke Energy e Programa o Programa Universidade Solidária (UniSol)!
Por meio da premiação, a IES, - em grupos formados por professores, estudantes e membros de comunidades, desenvolverá poderá apresentar projetos voltados ao desenvolvimento de potencialidades locais. Os projetos selecionados recebem um investimento de R$ 50 mil para a execução + contarão com um suporte especial para seu desenvolvimento – acompanhamento técnico da do UniSol na gestão de projetos sociais, haverá ainda o investimento de R$ 50 mil para serem aplicados na gestão e concretização de cada projeto selecionado!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Cine Observatório da USP em São Carlos apresenta "As Maravilhas do Sistema Solar"



Assessoria de Comunicação USP campus São Carlos
O Cine Observatório deste domingo, dia 19, exibirá o primeiro episódio do documentário As maravilhas do Sistema Solar: o Império do Sol (episódio 1).

O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, com apoio cultural da Vídeo 21 e será realizado às 20 horas.

A iniciativa é mais uma opção para os visitantes do Observatório Dietrich Schiel, que além da observação do céu, podem contar com a exibição de filmes, documentários ou animações que fazem alguma referência ao céu ou a conteúdos astronômicos.

Evento aborda comportamento, nutrição e saúde de cães e gatos


Simpósio ocorre nos dias 17 e 18 de agosto, na Unesp de Botucatu

Portal de notícias UNESP

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, Câmpus de Botucatu, realizada a quarta edição do Simpósio de Cães e Gatos, nos dias 17 e 18 de agosto, no auditório da Fazenda Experimental Lageado.
Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de medicina veterinária, o evento tem como tema “Comportamento, Nutrição e Saúde'.
A palestra que abre o evento é “Comportamento natural de cães e gatos”, com o professor João Telhado Pereira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, seguida por “Aspectos da palatabilidade em alimentos para cães e gatos”, proferida pelo médico veterinário Marcelo Argento, gerente nacional comercial da SPF Brasil.