quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto prevê faixa exclusiva para estimular ‘carona solidária’



 
Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo/Rede Nossa São Paulo
Carros com três ou mais pessoas podem ter uma faixa exclusiva em algumas vias da cidade. Essa é a proposta do Projeto de Lei 149/2008, do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que teve seu parecer aprovado nesta quarta-feira (15/8) na Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo.

Com o PL, Nomura pretende “estimular a carona solidária na cidade”. “São cerca de sete milhões de veículos, 90% circulando apenas com uma pessoa, no máximo duas”, justificou o vereador, afirmando que, além de melhorar a fluidez do trânsito, o projeto beneficia quem deixa o carro em casa. “Vejo o exemplo de estudantes que saem diariamente de São Paulo em direção a Bragança e Campinas. Muitos usam a carona até por questões econômicas”, argumentou Nomura.


Diferente de cidades como Los Angeles (EUA), onde as faixas exclusivas beneficiam carros com pelo menos duas pessoas, Aurélio Nomura afirmou que em São Paulo é preciso “radicalizar”. “Não pode ser marido e mulher, irmão e irmã, tem que se organizar para dar carona”, defendeu. Como ponto positivo, o parlamentar observou que, se três pessoas compartilham o veículo e não duas, dificilmente ficarão sem carro por causa do rodízio.

Como primeiras vias para a implantação do projeto, o autor do PL 149/2008 sugeriu as 15 faixas reversíveis da cidade, onde há diariamente a inversão do sentido de circulação para atender ao sentido de maior demanda de tráfego.