sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO RECICLA GIGÓIA SERÁ LANÇADO COM APOIO DO INEA

             Ilha da Gigóia  (crédito: Júlio Dias)Rio Film Commission

do INEA

A Ilha da Gigóia localizada no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá receberá neste sábado (01/09), de 10h às 15h, o Projeto Recicla Gigóia, criado pelo Instituto Terrazul e que tem o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O projeto consiste na implantação da coleta seletiva nas ilhas localizadas na Lagoa da Tijuca e a proposta de envolver moradores, representantes de instituições e comerciantes no trabalho. O objetivo é minimizar os impactos da   disposição inadequada de resíduos na lagoa e preservar a qualidade das suas águas e de toda bacia hidrográfica da região.

Durante o evento, será realizada exposição de produtos feitos com materiais recicláveis pelos artesãos da região, peças de teatro do grupo “Porta Aberta” da Comlurb, dança indiana, música, show de mágica e uma Ecogincana. Crianças e seus pais participarão da divertida competição com direito a corrida de saco, jogo de basquete, recital de poesia e coleta de materiais recicláveis.

Toda a coleta, separação, pesagem e prensagem do lixo para reciclagem será efetuada no Ecoponto da região. A entrega dos resíduos recicláveis por moradores e empreendedores das áreas do entorno tornará a região um ponto de referência para esta atividade. Com este incentivo, a tendência da comunidade é reduzir o lançamento de lixo em locais inadequados, favorecer os catadores de lixo e preservar o patrimônio ambiental da região.

O projeto conta com parceiros como a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM), Associação de Moradores e Amigos da Ilha da Gigóia e Co-Irmãs (AMAIGC) e Barra Point Shopping. Desde o mês de junho, o processo de mobilização e capacitação de moradores e visitantes da Ilha já começou, de forma a preparar a base para o início da Coleta Seletiva.

Autor: Felipe Salgado