quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Prefeitura de Ribeirão Preto divulga Censo Arbóreo do quadrilátero central nesta quinta-feira


Realizado por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, resultado é positivo

Divulgação

Censo arbóreo contribuirá para identificação de árvores que necessitam de intervenções
As árvores do Quadrilátero Central receberam uma atenção especial da Prefeitura de Ribeirão Preto. O levantamento foi realizado por uma equipe composta por engenheiros florestal, engenheiro agrônomo, arquiteto urbanista e estagiários.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, o censo serviu para determinar o número de árvores na área urbana, mas principalmente quais as características de cada uma. “A arborização urbana, para propiciar benefícios à população, exige um planejamento criterioso e um manejo adequado. A avaliação da cobertura de árvores na cidade pode ajudar no planejamento da vegetação urbana e na sua administração, na medida em que revela características da vegetação. Daí, a necessidade de se realizar o censo arbóreo como ferramenta de planejamento e gestão da área verde viário do quadrilátero central, verificando individualmente as condições físicas e fitossanitárias, bem como o índice de área verde que proporciona à população”, explicou.

Com o inventário arbóreo será possível realizar uma melhor manutenção das árvores e elaborar projetos para plantio em áreas carentes de vegetação. Com a tabulação das informações obtidas poderão ser identificadas quais espécies apresentam risco de queda, necessidade de intervenção (poda) e controle de pragas. Também será possível identificar quais espécimes são adequadas ou inadequadas em função da conjuntura física do local (largura da calçada, acessibilidade, exposição de raízes no calçamento, entre outros).

Portal Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto