sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Assentados da Araraquara lançam ponto de vendas para produtos rurais

Além de hortifrutis e peças artesanais, local também comercializará peixes com a instalação de um pesque-pague


O grupo de alunos da 2ª edição do curso de Turismo Rural do Distrito de Bueno de Andrada promoveu, na terça-feira (31), no Assentamento Monte Alegre, o pré-lançamento do ponto de vendas onde serão comercializados produtos artesanais, hortifrutis, queijos, doces e pães, além de peixes, por meio de um pesque-pague.

De acordo com o assentado e um dos alunos do curso, Alcinir Feliciano, a proposta do ponto de vendas, que fica em seu lote, e incluirá uma lanchonte, é “aliar teoria e prática” no projeto de fomento ao turismo na região de Araraquara, a partir de Bueno de Andrada.

Feliciano acrescenta que a expectativa é inaugurar o ponto em novembro, no encerramento do curso realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em convênio com o Sindicato Rural de Araraquara e apoio da Prefeitura e Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo).


O curso que teve início em março, com 25 alunos, dura nove meses, em 240 horas de aulas teóricas e práticas de noções básicas para o desenvolvimento de projetos de turismo rural na microrregião. A primeira edição, realizada em 2011, formou 12 pessoas, a maioria do Assentamento Monte Alegre.

Para a instrutora do curso de Turismo Rural, Ângela do Amaral Nigro (do Senar), a criação do ponto de vendas dos produtos, que inclui o pesque pague, reforça a integração dos assentados e consolida as ações do setor. 

A coordenadora municipal de Comércio, Turismo e Serviços (órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Eneida Miranda de Toledo, destaca a criação do ponto de vendas no Assentamento Monte Alegre. “Isso demonstra o fortalecimento do turismo de negócios em Araraquara também no campo”, enfatiza Eneida.



Participaram do pré-lançamento do ponto de vendas também o diretor do Sindicato Rural de Araraquara, Mario Roberto Porto; o técnico do Itesp, Roberto Carlos Parizatto; além de alunos das duas edições do curso, de outros moradores do Assentamento Monte Alegre e da região.

A partir do curso de Turismo Rural, ainda são discutidos em Bueno de Andrada projetos de hospedagem e de turismo de aventura.

da Prefeitura de Araraquara