quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Exposição na Reitoria da UNESP relaciona meio ambiente e arte


Obra El sofá de mi abuela, de Kenneth Kemble, Argentina, 1992
Artistas de 13 países valorizam cuidados com a naturezaPortal UNESP
Preservar a natureza é hoje uma preocupação mundial. As imagens da exposição Ecoarte, expostas a partir de 30 de agosto no Hall da Reitoria da Unesp, em São Paulo, SP, trabalham justamente com temas como aquecimento global, desenvolvimento social e sustentabilidade.
A mostra fica aberta ao público até 14 de setembro. Entre os artistas brasileiros, estão nomes consagrados como Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Flavio Shiró, Antônio Herique Amaral,  Carlos Vegara, Arcângelo Ianelli, Siron Franco, Tomie Ohtake e Beatriz Milhazes.
As imagens enfocam questões como água potável, abrigo e habitat para uma diversidade biológica que é fonte de alimentos e medicamentos.
O desafio dos artistas é alertar, com recursos plásticos e visuais, que a exploração desmedida, sem o devido manejo dos recursos naturais, provoca impactos negativos, como perda de biodiversidade, mudanças climáticas e extinção de meios de subsistência da humanidade.

As imagens da exposição Ecoarte foram criadas em função da Rio 92 - II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento por iniciativa de Julio Bozano, presidente do Banco Bozano Simonsen.
A mostra tinha inicialmente 120 obras e resultou na publicação de um catálogo, na formação de um acervo e na edição de um álbum de 25 serigrafias assinadas e numeradas de importantes artistas de 13 países.
O conjunto, objeto de um material didático preparado pelo Instituto Arte na Escola/Fundação Iochpe, contém um roteiro de discussão de cada obra sob o ponto de vista da linguagem visual e sua relação transversal com a ecologia.
Esse projeto educativo inclui a doação de conjuntos das serigrafias a museus e instituições de todo o Brasil, sendo a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Unesp uma das selecionadas.
A proteção do solo da erosão, o acúmulo de substâncias orgânicas, o favorecimento da piscicultura, a criação de postos de trabalho e o fornecimento consciente de materiais para exportação propiciados pela natureza melhoram a qualidade de vida de todos. Com esse ponto de partida, o presente grupo de artistas realiza a sua jornada.

Exposição Ecoarte 
Data: 30/08 a 14/09
Texto de apresentação: Oscar D'Ambrosio
Local: Reitoria da Unesp Rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em São Paulo 
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h 

Assessoria de Comunicação e Imprensa