sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Rio da Minha Infância e Festival do Minuto


O Festival do Minuto está com inscrições abertas para o tema RIOS. Aproveitamos e selecionamos para você um texto, que nos remete a nossa infância, que ele seja inspiração para a produção de seu vídeo! Acompanhe a matéria seguinte, que traz todas as informações sobre o FESTIVAL DO MINUTO!

O RIO DA MINHA INFÂNCIA 


Luiz Bosco Sardinha Machado*

Porquê será que toda criança tem um rio com o qual identifica-se? Certo é, que nem sempre é um rio, mas um ribeirão, um coricho, um regato, um igarapé sei lá, mas a verdade é que adota-se um fio d’água com todo seu fascínio. Especulemos. Será porquê a pureza da infância identifica-se com o curso d’água igualmente puro? Ou então, que ele transporta segredos e novidades que apreendeu nas cabeceiras e leva lépido e fagueiro para os ribeirinhos rio-abaixo e aguça nossa curiosidade? Mas a verdade é que, por um motivo ou por outro sempre tivemos o rio dos sonhos da nossa infância. Ah! Você não teve? Então, sua infância passou e você não viu. O meu do qual não me envergonho era pequenino igual meu mundo, mas grande à medida dos meus sonhos e para lá eu ia e em suas margens ficava imaginando quantas aventuras passavam-se em suas margens e meu rio era testemunha disto. Silencioso e nada podendo fazer viu atinos e desatinos, que eu ficava imaginando, construindo castelos nas espumas límpidas de suas águas, que imaginava sempre seriam as mesmas. Hoje, lá não volto. Tenho medo de não encontrar o rio que lá deixei. Mudei tanto, que o rio também deve ter mudado, pois sempre senti seu palpitar de ente vivo que como eu cresceu e perdeu a inocência.