quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Recife, palco da bioética e direitos dos animais



Começa, nesta quarta-feira, dia 22 de Agosto, o maior evento mundial de bioética e direitos dos animais.

Sediado na Universidade Federal de Pernambuco e tendo o apoio da Universidade Federal da Bahia e do Instituto Abolicionista pelos Animais, o III World Conference on Bioethics and Animal Rights (III Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais) já é considerado por especialistas um dos principais espaços de discussão sobre a temática dos animais.

Com o tema "Desenvolvimento ético e o combate à fome", foram pensadas diversas mesas redondas, mini-cursos e palestras magnas com grandes nomes do cenário nacionais e internacional, dentre eles: o Ministro Herman Benjamin; além de pesquisadores e estudiosos da área, como Ingo Sarlet, Andreas Krell, José Baracho Jr, Edna Cardozo Dias, Paula Brugger, Marcelo Pelizolli, Auxiliadora Minahim, Laerte Levai, Carlos Naconecy, George Guimarães, Marly Winckler, Vânia Tuglio, Lena Carvalho, Daniel Lourenço, Fábio Oliveira e Fernanda Medeiros. Também estarão presentes os deputados Ricardo Izar e Feliciano Filho. 

A abertura contará com a presença do Reitor da UFPE, Professor Doutor Anísio Brasileiro, que abrirá o evento saudando o público e todos que chegam em Pernambuco às 18h da quarta-feira.

O Professor titular da Faculdade de Direito do Recife, João Maurício Adeodato será o palestrante do primeiro dia proferindo palestra sobre "A ética na sociedade complexa: esvaziamento de conteúdo, sobrecarga do direito e estratégia da tolerância" a partir das 18h na sede do Programa de Pós-graduação de Filosofia da UFPE.

Ponto alto do evento será, também, a conferência com os professores norte-americanos David Cassuto, David Favre e Steven Wise, com o tema "Novas tendências nos direitos dos animais". Ao final da conferência, os três professores serão homenageados pelo trabalho em defesa dos animais e pelo apoio que têm dado ao desenvolvimento desta temática no ambiente acadêmico brasileiro.

Desta forma, os Coordenadores do evento, Professores Ariene Bassoli (UFPE), Heron Gordilho (UFBA) e Tagore Trajano (IAA) aguardam todos para dar as boas vindas.

Esperamos vê-los em breve em Recife/Pernambuco/Brasil.

Nosso muito obrigado,


Organizadores do III World Conference on Bioethics and Animal Rights