sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Semana Mundial da Água vai antecipar comemorações do Ano Internacional


Evento, que começa no próximo dia 26 na Suécia, pretende aumentar a conscientização para a importância do recurso; tema deste ano é “Segurança Hídrica e Alimentar”.
Semana Mundial da Água 2012 (Foto: Unep)
Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris. 
Entre os dias 26 e 31 de agosto o Instituto Internacional da Água em Estocolmo, na Suécia, vai sediar a semana Mundial da Água.
O evento promete ser um prelúdio do Ano Internacional da Cooperação da Água, que será marcado em  2013.
Experiências e Práticas
Todos os anos, desde 1991, a Semana Mundial da Água oferece uma oportunidade única para a troca de opiniões, experiências e práticas entre as comunidades científica, empresarial, política e cívica.
Através de análises sobre a água e os desafios relacionados ao seu impacto na saúde, no clima e na economia, o objetivo do evento é fornecer respostas concretas em escala global que sejam sintonizadas a particularidades locais.

Unesco 
A Unesco contribui com a Semana Mundial da Água 2012 com a apresentação de publicações e a organização de eventos.
O Programa de Avaliação Mundial da Água vai apresentar um resumo do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água, lançado no Fórum Mundial em Marselha, na França, em março deste ano.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação da Água em 2010, após uma proposta feita pelo Tajiquistão.
Brasil
A ONG WWF-Brasil afirma que o país (que tem cerca de 14% de toda água doce disponível) é peça chave no “quebra-cabeça da conservação do planeta".