domingo, 17 de janeiro de 2010

BIODIVERSIDADE PODE IMPULSIONAR ECONOMIA









Agência da ONU realizou lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade em Berlim, na Alemanha
Diretor-executivo do PNUMA Achim Steiner falou sobre o papel dos ecossistemas na economia e na vida de bilhões de pessoas.

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

O diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, disse nesta segunda-feira que um esforço sem precedentes de consciência política, científica, econômica e pública seria necessário para reverter e impedir a perda de recursos naturais do planeta.

Em discurso durante o lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade em Berlim, na Alemanha, Steiner fez um pedido aos chefes de Estado presentes ao evento para que a comunidade internacional restaure a infra-estrutura ecológica danificada ao longo dos séculos.

Remotas

Steiner afirmou que as palavras biodiversidade e ecossistema podem parecer abstratas e remotas, mas que não existe nada abstrato sobre o papel delas na economia e nas vidas de bilhões de pessoas.

Ele citou o exemplo dos recifes de corais e dos benefícios gerados por esses ecossistemas. Segundo dados do Pnuma os recifes geram milhares de dólares por hectare em defesa costeira e outras áreas de gestão de desastres naturais.

Steiner mencionou estimativas que mostram que 1/5 dos corais estão seriamente degradados ou em risco de colapso como resultado de atividades como pesca predatória e poluição.

Valor

O diretor-executivo da agência da ONU afirmou que, se o verdadeiro valor dos corais for incluído no planejamento econômico, escolhas mais racionais e sustentáveis seriam feitas para o desenvolvimento, controle de poluição e gestão de recursos.

Ele lembrou que o resultado é parecido em relação a todos os outros recursos naturais do planeta, como florestas, fontes de água, montanhas e solos.