terça-feira, 12 de janeiro de 2010

HOLANDA: BAIRRO ECOLÓGICO

Um arquiteto holandês criou um bairro em que todos os edifícios são ecológicos e as emissões de carbono foram reduzidas a zero. Segundo ele, esta é a maior comunidade carbononeutra do mundo.


A Stad van de Zon (Cidade do Sol), no norte da Holanda, foi inaugurada como um exemplo de desenvolvimento sustentável. Ashok Balohtra, o criador da Cidade do Sol, iniciou o projeto há quase vinte anos. Trata-se de uma ilha no meio de um lago de 60 hectares, mais ou menos do tamanho de uma cidade medieval. Balohtra explica que o modelo medieval o ajudou a projetar uma comunidade pequena, muito bem articulada.

clic em "mais informações" para ler mais



“Para mim”, diz o arquiteto, “o desenvolvimento sustentável implica algo mais do que o uso de energias alternativas, o cuidado do planeta, o ecossistema, a natureza, a ecologia. Interessa-me também a sustentabilidade cultural, social e econômica”.


Estilo de vida
As casas contam com paineis solares e isolamento extra. Há ainda aproveitamento da água da chuva. Uma das preocupações de Balohtra era tornar a mudança para a Cidade do Sol fácil e que inspirasse pequenas alterações no estilo de vida, úteis para a economia de energia.


“Não tenho expectativa de que as pessoas que vivem nessa comunidade sejam mais conscientes. O projeto deve garantir a sustentabilidade e a geração de energia de forma simples. Nossa maneira de pensar fez com que algo que deveria ser habitual se tornasse extraordinário."


Todos os que vivem no bairro concordam que o local tem algo especial, um ambiente afável, mas muitos admitem que querem viver nele por questões econômicas. Gini e seu companheiro, Ronald, estão mais do que felizes por terem se mudado para a Cidade do Sol há quase um ano.


“Esta casa é duas vezes maior do que a que tínhamos anteriormente, mas tem muita luz e gastamos menos energia. A eletricidade praticamente nos sai de graça", dizem.


Ver para crer
Balohtra acha que a Holanda perdeu diversas oportunidades de desenvolver projetos semelhantes porque os tomadores de decisões “querem ver antes para crer”. A Cidade do Sol é a prova de que é possível combinar sustentabilidade e estética. O arquiteto Balohtra espera que seu projeto sirva de exemplo para outros povos e bairros.


“Muitos perguntam como é possível que essa seja a única Cidade do Sol na Holanda nos últimos vinte anos. A única na Europa e no mundo. É evidente que não temos feito bem as coisas, não soubemos conquistar as pessoas", diz o arquiteto. “Os holandeses são muito racionais, querem ver para crer e agora se sentem envergonhados e se perguntam por que não fizemos isso antes. Creio que esse projeto gerará outros por seu valor ecológico e porque é bonito”.

http://www.rnw.nl/



Casa na Cidade do Sol, na Holanda: emissão zero de carbono.



A Cidade do Sol, no norte da Holanda, foi inaugurada como um exemplo de desenvolvimento sustentável.