quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MILHARES DE LITROS DE ÓLEO DIESEL VAZAM NO RIO AMARELO




(Da Redação)

PEQUIM - Centenas de milhares de chineses nesta segunda-feira receberam ordens para não consumir água do rio Amarelo, o segundo maior da China, depois que uma tubulação rompeu, transportando 100 toneladas de óleo diesel, que foi derramado em um afluente deste que é o segundo mais importante rio da China.




O derrame é a mais recente catástrofe ambiental que afeta as fontes de água da China, consideradas entre as mais poluídas do mundo.



O diesel derramado proveio de um cano quebrado no rio Wei, que alimenta o rio Amarelo, uma importante fonte de água para milhões de chineses.



Cerca de 850.000 pessoas foram afetadas.



A advertência das autoridades contraria relatos anteriores que indicavam que a contaminação da água havia sido contida depois ques trabalhadores cavaram canais de desvio e usaram barragens flutuantes e agentes de solidificação para evitar a propagação do combustível na água.



Segundo a advertência é "relevante lembrar a todas as pessoas que vivem perto do rio, que por segurança, assim como os animais, devem parar de tomar a água do Rio Amarelo", disse o comunicado do gabinete do governo na região de Yuncheng, um centro industrial localizado 1.160 quilômetros (720 milhas) a sudoeste de Pequim, capital da China.



O anúncio não especifica quanto combustível atingiu o rio e  trouxe algumas evidências que mostraram que o derrame "pode gerar um impacto sobre a qualidade da água do rio Amarelo, que tem deteriorado rapidamente nos últimos anos pelo aumento das descargas de poluentes das fábricas, forçando a população a buscar alternativas para o consumo.

Texto em espanhol pode ser lido em http://www.colunadosardinha.wordpress.com/ em "notícias"