sexta-feira, 25 de junho de 2010

PROJETO PANAMAZÔNIA II

Projeto mapeia vegetação em municípios do Mato Grosso


Imagem: NASA/GEOCOVER - 2000


Os primeiros resultados do mapeamento dos biomas Floresta e Cerrado no Mato Grosso mostram como evoluiu a ocupação das terras em São José do Xingu, Colniza, Água Boa e Reserva do Cabaçal. O Panamazônia, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), classifica as condições dos biomas em fragmentos florestais, desflorestamento e rebrotas, entre outras legendas. As mudanças da cobertura vegetal se revelam no estudo dos mapas feitos a partir de imagens de satélites.

Foram utilizadas imagens de 1973 a 1980, obtidas pelo sensor MSS dos satélites Landsat, complementadas por mosaicos de 1990 e 2000 do Geocover. As imagens mais recentes, de 2009, são do Modis, sensor a bordo dos satélites Terra e Aqua. O processamento e todo o trabalho para a visualização e interpretação das imagens, como a ortorretificação, foram realizados com o software Spring. Ao estudo das imagens se somam os resultados obtidos durante verificações em campo.

São José do Xingu e Colniza, situados no bioma Floresta, e Água Boa e Reserva do Cabaçal, em áreas classificadas como savanas (Cerrado), foram selecionados para a verificação em campo pela equipe do Panamazônia por apresentarem desflorestamentos e rebrotas em diferentes níveis. Enquanto em São José do Xingu e Água Boa há grandes áreas desmatadas, em Colniza e Reserva do Cabaçal a vegetação está mais preservada.

A equipe do Panamazônia está estendendo o mapeamento para todos os municípios do Mato Grosso, com o objetivo de gerar informações que possam ser utilizadas pelos gestores locais.

A figura abaixo mostra a localização dos municípios estudados e os principais resultados quantitativos. Foram considerados dados obtidos em dois trabalhos de campo, realizados em novembro de 2009 e maio de 2010.


do INPE