terça-feira, 15 de junho de 2010

SONIA HESS ELOGIA O TRABALHO DA ANVISA

COBERTURA 
Foram necessários quase cinqüenta anos para que as autoridades brasileiras atentassem para os perigos que o herbicida de nome comercial Tordon, fabricado pela Dow Chemical, representava.

Coincidentemente, quando o acidente na cidade indiana de Bophal, que resultou em centenas de mortos, vitimas de vazamento de pesticidas na indústria da Union Carbide, que viria a ser incorporada pela Dow Chemical, completa 25 anos, o governo brasileiro, através da ANVISA anuncia a interdição do produto.

Antes tarde do que nunca, pois o Tordon fez suas vitimas também no Brasil.

Por ser um assunto de extrema relevância e gravidade, nossos quatro blogs abrem espaço para ele.

Você lerá hoje: A Teoria do Subjugo Nacional; Cientista elogia trabalho da ANVISA; Comissão da Câmara aprova projeto pela proibição do uso e comercialização dos princípios ativos do Tordon.

A relevância do assunto merece nosso esforço de Redação. Em nossos quatro endereços: WWW.colunadosardinha.blogspot.com , WWW.colunadosardinhaecologia.blogspot.com , WWW.colunadosardinha.wordpress.com e WWW.abrasadosardinha.wordpress.com procuramos levar o melhor para que vc possa informar-se e formar sua opinião sobre tão importante matéria.

A Redação

ANVISA UMA ENTIDADE RESPEITADA

Sonia C. Hess*

A ANVISA tem intensificado a fiscalizacao e encontrado falhas graves nas linhas de producao de agrotoxicos, em grandes empresas instaladas no Brasil. No caso do Tordon, as falhas detectadas sao muito graves, porque durante a producao industrial deste agrotoxico, ocorre a formacao secundaria de dioxinas e furanos, que sao produtos organicos persistentes extremamente toxicos, mutagenicos e teratogenicos. Se o produto industrial nao passar por um rigoroso processo de purificacao, para a eliminacao de tais contaminantes, a aplicacao de Tordon 500 resulta na contaminacao ambiental por dioxinas e furanos, colocando em risco a saude dos agricultores e de todas as pessoas que venham a ser expostas, inclusive, seus descendentes, como aconteceu com os vietnamitas e soldados americanos expostos ao agente laranja, que continha herbicida contaminado por tais substancias.

Se os tecnicos da ANVISA tiverem apoio para executarem as tarefas que estao previstas em suas atribuicoes, muito dinheiro publico podera ser poupado, ao evitar-se a contaminacao ambiental por agentes responsaveis pela amplificacao da incidencia de doencas degenerativas (como cancer) na populacao.

*Sonia C. Hess é Engenheira Química e Doutora em Química e Professora da UFMS