terça-feira, 29 de junho de 2010

SEGURANÇA ALIMENTAR


Chá pode contribuir para segurança alimentar de países, diz FAO
http://www.mariajoaodealmeida.com/img_upload/tea%20india%202.jpg
Relatório da agência da ONU mostra ainda que o mercado de exportação para o chá verde irá crescer mais rapidamente do que para o chá preto nos próximos 10 anos; países importadores tem um consumo per capita muito inferior e, por isso, existe um grande potencial de mercado.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWWO6Au1G6CGvhyM9fKFqNVyyHpkrw0OlRn8frB26_zt1kgELTEU_DxJrbFLqqKfJhbS82H9hXT8ls21fAisE17NAT0TuLdV3TcG5IFtUopo6jJoxZhpKPfE_inXwaDuoCiapgUJcQ4aM/s400/ch%C3%A1+verde+-+planta%C3%A7%C3%A3o.bmp


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, fez um apelo aos países produtores de chá para aumentarem as receitas do produto através de uma maior promoção da bebida a nível interno e de campanhas de marketing no exterior sobre os seus benefícios para a saúde.
A agência da ONU também fez um alerta contra um aumento do tamanho das plantações de chá que poderia afetar os preços da bebida a longo prazo.
Chá Verde
Em relatório publicado esta segunda-feira, a FAO afirma ainda que o mercado de exportação para o chá verde irá crescer mais rapidamente do que para o chá preto nos próximos 10 anos.
Segundo o órgão, os mercados das principais nações importadoras deste tipo de chá estão quase saturados.
O secretário do Grupo Intergovernamental sobre Chá da FAO, Kaison Chang, disse que as possibilidades para crescimento em mercados importadores como a Grã Bretanha e a Rússia são limitadas. Mas os países exportadores tem um consumo per capita muito inferior e, por isso, existe um grande potencial de mercado.
Quantidade
A quantidade de chá consumida nos países produtores representa apenas 1/10 do volume bebido nos principais mercados de importação. De acordo com o relatório, isto constitui uma grande oportunidade para os cultivadores do produto se eles souberem utilizar estratégias de marketing apropriadas.
Kaison Chang diz que o chá pode contribuir de forma significativa para a segurança alimentar de um país. Ele afirma que no Quénia, por exemplo, as receitas de exportação da bebida cobrem todo o orçamento de importação de produtos alimentares.
*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU, em Nova York