domingo, 27 de junho de 2010

SEPETIBA SERÁ RECUPERADA

PRAIA DE SEPETIBA COMEÇA A SER RECUPERADA




PAISAGEM DA BAIA DE SEPETIBA PRÓXIMO A ILHA DA MADEIRA


CRÉDITOS DA IMAGEM: WIKIPÉDIA

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Luiz Firmino Martins Pereira, apresentaram nesta quarta-feira (23/06) o projeto de recuperação da praia de Sepetiba, na Zona Oeste, uma das mais importantes obras sob o ponto de vista ambiental do Rio. A orla será reconstituída com a recolocação da faixa de areia e a retirada da lama. Uma área de mangue constituída por espécies invasoras e caranguejos serão remanejados para o Fundão. A obra, orçada em R$ 46 milhões, com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Compensação Ambiental), está a cargo da Odebrecht e atende às reivindicações de pelo menos 40 mil moradores do bairro.

Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual do Ambiente fará o remanejamento de aproximadamente 500 mil mudas invasoras da área do mangue e de 780 mil caranguejos que só se estabeleceram em parte da praia porque a lama cobriu a antiga faixa de areia. A vegetação está sendo realocada no Canal do Fundão, onde o Governo do Estado realiza obra de despoluição, e os crustáceos serão levados para uma área vizinha à Base Aérea de Santa Cruz. Essas intervenções têm supervisão do biólogo Mário Moscatelli.
Em seguida, começa a recomposição da faixa de areia. A atual camada de lodo passará por limpeza superficial com a retirada de lixo e recoberta por geotêxtil (tipo de manta que permite o fluxo de água e de gases. O geotêxtil será assentado por faixas que serão costuradas entre si, formando uma única cobertura sobre a qual será disposta a camada de areia nova, a ser extraída de jazida submarina, na própria baía. Esse trabalho envolverá, inicialmente, uma draga.

De acordo com a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, a expectativa é de que as obras sejam concluídas em junho de 2011. Ela afirmou que está prevista uma segunda fase, de urbanização da área, que também receberá recursos do Fecam.

- Mas não adianta praia com areia limpa e água suja. Então, no ano passado, a Prefeitura do Rio iniciou projeto de saneamento na região de Sepetiba, com investimentos de R$ 174 milhões, recursos do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal. O projeto prevê a implantação de redes de esgoto e a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto - explicou a secretária.

Marilene destacou ainda que a degradação da praia de Sepetiba se deve a dois fatores: o despejo de esgoto in natura em valões que deságuam na praia e a sedimentação do canal de São Francisco e de outros rios que chegam à Baía de Sepetiba.

- Esse canal, como outros rios que chegam à Baía de Sepetiba, tem trazido muita carga de sedimento para zonas de águas mais paradas como é o caso da praia de Sepetiba. E é isso que acabou contribuindo para o surgimento dessa camada de lama na praia. Esse problema foi provocado pelas dragagens que foram feitas no passado sem o devido cuidado – disse.

fonte- INEA