Grupos de pesquisa contemplados no edital Pró-Arquipélagos deverão embarcar ainda este ano, segundo o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira A Estação Científica da Ilha de Trindade (Ecit) foi instalada neste mês (julho) e deverá começar a receber pesquisadores ainda este ano. Segundo o contra-almirante Ferreira, faltam apenas algumas obras no entorno e melhorar a regularidade do transporte para a ilha, localizada a 620 milhas náuticas (cerca de mil quilômetros) de Vitória (ES). A estação tem capacidade para até oito pesquisadores por mês. |
PÁGINAS DO ECOZINHO CLIQUE AQUI!
sábado, 31 de julho de 2010
Estação científica da Ilha de Trindade está pronta
HISTÓRIA -O PAPEL DA ESQUERDA NA QUESTÃO AMBIENTAL
sexta-feira, 30 de julho de 2010
CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL
Técnicas de análises modernas revelam a presença de novos contaminantes ambientais
Graças ao desenvolvimento de novas técnicas de análises químicas e biológicas, um mundo pouco conhecido de contaminantes ambientais, alguns deles comprovadamente prejudiciais a seres vivos, está sendo revelado. São substâncias oriundas de produtos de higiene pessoal e cosméticos, fármacos, praguicidas e nanomateriais, por exemplo.
Para a bióloga e especialista em toxicologia, Gisela de Aragão Umbuzeiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ainda é cedo, no entanto, para dizer se esses compostos podem causar problemas ao homem. Ela falou sobre o tema em sua conferência Contaminantes emergentes para a zona costeira, proferida hoje (29/7), na 62ª Reunião Anual da SBPC, que se realiza até amanhã, em Natal.
BALEIAS FRANCA SÃO MONITORADAS NO SUL
Primeiro sobrevoo da temporada localiza 37 baleias franca no Litoral SuL
A Baleia Franca é uma das espécies de cetáceos mais ameaçadas de extinção no planeta.
Equipe registrou cetáceos entre Torres (RS) e Praia da Pinheira, na Grande Florianópolis
Localização da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Fonte: Projeto Baleia Franca, 2009.
O primeiro sobrevoo de monitoramento das baleias franca no litoral catarinense foi nesta quinta-feira e registrou 37 animais, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes, entre Torres (RS) e a Praia da Pinheira, na Grande Florianópolis.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
SBPC - APRESENTADA NOVA TECNOLOGIA
Gerador desenvolvido no Brasil produz energia elétrica e torna a água do mar potável
Apesar de já terem acesso a alguns tipos de combustíveis limpos, como o gás natural e o etanol, diversas localidades no nordeste ainda padecem da falta de energia elétrica e de água potável. Uma tecnologia desenvolvida pela Vale Soluções e Energia (VSE) promete solucionar esses dois problemas sociais por meio de um gerador que produz energia elétrica suficiente para abastecer mais de mil casas e transforma qualquer tipo de água, como a do mar e de açudes, em água potável.
LITORAL PAULISTA
Mais 40 animais são encontrados mortos em estado avançado de decomposição
Carolina Iglesias/tribuna.com.br
Mais 39 pinguins e uma tartaruga foram encontrados mortos nas praias da região nesta quarta-feira. A maioria dos animais estava em avançado estado de decomposição. Apenas uma tartaruga estava viva.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
AQUECIMENTO GLOBAL
Aquecimento das águas é uma das causas de doenças em corais da costa brasileira
O aumento da temperatura da água do mar é apontado como um dos causadores do branqueamento e surgimento de doenças em espécies de corais na costa brasileira. Segundo o pesquisador do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Ruy Kikuchi, integrante de grupo de pesquisa Recifes Globais e Mudanças Globais, as primeiras colônias de corais branqueadas – perda da coloração por morte ou perda das algas – relacionadas aquecimento dos oceanos foram registradas na década de 90.
GUARANÁ É OBJETO DE PESQUISA
Pesquisadores buscam melhoramento do guaranazeiro
O Guaranazeiro é uma cultura vegetal amazônica de grande valor econômico e, exceto pequenas áreas plantadas na Amazônia peruana e venezuelana, o Brasil é o único produtor de guaraná em escala comercial no mundo. O emprego do fruto nas indústrias de alimentos, farmacêutica e cosmética é significativo, sendo utilizado como matéria-prima na produção de refrigerantes, xaropes, sucos, pó estimulante, pastas de dente, sabonetes e xampus e em cosméticos direcionados ao tratamento de pele oleosa e celulite. Além disso, o guaraná apresenta caráter diurético e ação tônica cardiovascular.
ACIDENTES COM SERPENTES MATAM MAIS QUE DENGUE
imagem- Instituto Butantã
Todos os anos, cerca de 2,5 milhões de pessoas são picadas por cobras no mundo, das quais de 85 mil morrem (4,4 vezes mais do que as 19 mil mortes causadas pela dengue) e 250 mil ficam com sequelas.
Por causa disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu, no ano passado, os acidentes com serpente na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), da qual fazem parte outras 14 enfermidades.
terça-feira, 27 de julho de 2010
BOA INICIATIVA
VESTIBULAR ECOLÓGICO
Universidade ajuda a reflorestar Reserva do Tinguá e Parque da Bocaina
Luiz Urjais, Jornal do Brasil
O vestibular ganhou um viés ecológico no Rio. A ação Consciência Verde, da Universidade Veiga de Almeida, oferece a isenção da taxa de inscrição aos candidatos que optarem por plantar sementes de espécies da Mata Atlântica na região entre a Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
USO DE BACTÉRIAS NA EXTRAÇÃO DE MINÉRIOS
Uso de bactérias na extração de minérios reduz o impacto ambiental, aponta estudo de Araraquara | ||||
Para pesquisadora do Instituto de Química, técnica também é mais eficaz do que o processo tradicional | ||||
A química Nury Alexandra Muñoz Blandon realizou um estudo em que usa bactérias para extrair níquel, cobre e cobalto de rejeitos industriais. A pesquisa resultou em uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, defendida no dia 15 de julho, no Instituto de Química (IQ), câmpus de Araraquara. A cientista compara o uso exclusivo de ácido sulfúrico com a associação do ácido a microorganismos e verifica vantagens econômicas e ecológicas no segundo método. |
segunda-feira, 26 de julho de 2010
BANGLADESH PROÍBE SACOLAS PLÁSTICAS
Bangladesh bane saco plástico e vende tecnologia verde
Uma cidade com 13,5 milhões de pessoas, quase sem transporte público, onde o esgoto corre a céu aberto e o trânsito para com a chuva.
Vítima constante de tufões e de enchentes, Dacca, a capital do Bangladesh, poderia ser a cidade mais poluída do mundo, mas dá exemplo de baixa emissão de carbono, consumo responsável e tecnologia sustentável.
TARTARUGAS VÍTIMAS DO ÓLEO NO GOLFO
Biólogos liberam tartarugas recém-nascidas no Golfo do México, apesar do óleo
Os filhotes foram soltos em uma área que não foi afetada de forma significativa pelo vazamento de petróleo
do Ultimo Segundo/EFE
Biólogos do Governo americano liberaram milhares de tartarugas no lado oeste do Golfo do México, cujas águas estão poluídas pelo vazamento de petróleo da BP, com a esperança de que elas sobrevivam ao chegarem na parte leste.
MOVIMENTO LANÇA VÍDEOS SOBRE XINGU
MAB lança vídeos sobre a resistência dos povos do Xingu
O Movimento dos Atingidos por Barragens historicamente tem resistido contra a construção de barragens e lutado pela garantia dos direitos dos atingidos. Com a ameaça de Belo Monte, mais uma vez se faz necessário e urgente denunciar que a água e a energia não são mercadorias e que a vida do povo e do meio ambiente deve ser respeitada. Neste sentido, produzimos o vídeo que retrata a luta e a resistência dos povos do Xingu contra Belo Monte. O vídeo foi dirigido e editado pelo cineasta italiano Andrea Rossi, diretor do filme "O Chamado do Madeira". Confira o vídeo nos links abaixo: |
do CIMI
PLÁSTICOS UM PROBLEMA AMBIENTAL
Uma solução para substituir o plástico das embalagens de frutas
Caquis embalados com filmes biodegradáveis não
apresentaram proliferação de fungos ou de bactérias
FAPERJ
Caquis embalados com filmes biodegradáveis não
apresentaram proliferação de fungos ou de bactérias
FAPERJ
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com cerca de 41,2 milhões de toneladas anuais. A informação é da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, da sigla em inglês). Porém, sua conservação e o lixo gerado pelos plásticos utilizados em embalagens de frutos inteiros, ou mesmo pré-cortados, vêm gerando um sério problema ao meio ambiente.
domingo, 25 de julho de 2010
MANGUES
Pesquisas avaliam a dinâmica e a ocupação dos mangues brasileiros
Ilha de Algodoal - Área de Proteção Ambiental de Algodoal Maiandeua
Ilha de Algodoal - Área de Proteção Ambiental de Algodoal Maiandeua
do MCT
Avaliar o espaço ocupado pelos mangues brasileiros, a dinâmica desses ecossistemas e a sua relação com as mudanças climáticas. Esse é o foco dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa coordenado pela pesquisadora Yara Schaeffer Novelli, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável nas montanhas brasileiras é tema de evento no RJ
1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas acontece de 27 a 28 de julho em Nova Friburgo
Portal Brasil
A Embrapa Agrobiologia realiza, de 27 a 28 de julho, o 1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é discutir a elaboração de um documento com as demandas de pesquisa relacionadas aos ambientes de montanhas e principais diretrizes para o estabelecimento de ações em rede, em parceria com instituições de pesquisa e ensino do Rio de Janeiro.
sábado, 24 de julho de 2010
TRILHAS E AVENTURA NOS CAMINHOS DE MINAS
Trilhas e 'circuito aventura' são atrações das férias da Estação Ecológica da UFMG
Travessia pela ponte de cordas ajuda a entender papel dos ecossistemas úmidos
(estação Ecológica)
Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e parcerias realizadas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, a Estação Ecológica da UFMG colocará à disposição da comunidade belohorizontina mais uma opção mais uma opção de lazer contemplativo, práticas esportivas na natureza e atividades relacionadas à educação ambiental: O PROJETO FÉRIAS NA ESTAÇÃO.
DESCONFORTO QUE NÃO SE SENTE
Pesquisa indica que usuários de praças e parques se sentem confortáveis, mesmo quando os índices medidos mostram grande desconforto térmico
Por Alex Sander Alcântara/FAPESP
Algumas características ambientais de praças e parques, como temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar, presença e localização de equipamentos, podem influenciar a utilização desses espaços públicos abertos.
Uma pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) caracterizou os microclimas e as condições de conforto térmico em espaços públicos de permanência (arborizados e áridos) e de passagem em três cidades do interior paulista: Campinas, Bauru e Presidente Prudente.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
JATROPHA - ALTERNATIVA NA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS?
FAO defende cultivo de planta selvagem para fabricação de combustível
ROMA/AFP
ROMA/AFP
O desenvolvimento do cultivo da jatropha, uma planta selvagem originária da América Latina, poderá permitir a produção de combustível nas regiões semi-áridas dos países em desenvolvimento, considerou nesta quinta-feira a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
AMAZÔNIA
Variação de fluxo de calor no Amazonas pode chegar a 10°C
O levantamento foi feito nos municípios de Manaus e Presidente Figueiredo
Estudos sobre as variações do fluxo de calor na superfície do Amazonas demonstraram que há uma oscilação diurna de 2°C em local com cobertura vegetal e de 10°C em local sem cobertura vegetal. O levantamento foi feito nos municípios de Manaus e Presidente Figueiredo, especificamente na região de Balbina. Isto significa que a proteção vegetal pode influenciar na sensação térmica (calor) ao longo do dia e prejudicar o cultivo de determinadas lavouras.
DADOS DO BIOMA PAMPA SÃO MONITORADOS
Supressão da vegetação nativa do Pampa tem dados consolidados
Cristina Ávila
Entre 2002 e 2008, foram perdidos 36.400 hectares anuais de área original no bioma. Ministra do Meio Ambiente diz que pela primeira vez há um quadro geral sobre os biomas do País.
Cristina Ávila
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou hoje os dados sobre a supressão da vegetação nativa do bioma Pampa - que foram pela primeira vez consolidados - e sobre o desmatamento na Amazônia, que entre agosto de 2009 e maio de 2010 foi 47% menor do que o mesmo período entre 2008 e 2009. O recorde é ainda maior do que a redução de 42% registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano passado.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
NOVAS ESPÉCIES DE INSETOS ENCONTRADAS NA AMAZÔNIA
Cientistas descobrem novas espécies de insetos no Amazonas
Técnica de coleta de borboletas (Foto: Divulgação)
Um grupo de cientistas identificou mais de 50 espécies novas de insetos no Amazonas. A coleta dessas espécies ocorreu durante trabalho de campo do projeto "Amazonas: diversidade de insetos ao longo de suas fronteiras", realizado durante 21 dias do mês de junho, nos rios Padauari, Aracá e Demini, localizados à margem esquerda do rio Negro.
O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex-Fapeam-CNPq. "Esse projeto vai permitir ampliar o conhecimento científico sobre a diversidade dos insetos da Amazônia", destacou o coordenador da pesquisa José Albertino Rafael.
BALEIAS-PILOTO SEM PROTEÇÃO
Ilhas Feroe: Operação secreta da Sea Shepherd expõe massacre em massa de cetáceos
No dia 19 de Julho de 2010 um grupo de 236 baleias-piloto foram assassinadas sem piedade na cidade de Klaksvik, nas Ilhas Feroe, uma nação constituinte do Reino da Dinamarca. A Sea Shepherd conseguiu documentar o massacre através dos esforços de um ativista que viveu entre os moradores locais disfarçado para conseguir as imagens do massacre, chamado pelos locais de "a trituração", que envolve encurralar grupos de cetáceos em uma enseada e cortar a coluna vertebral dos animais com uma faca.
SACOLAS PLASTICAS UM MAL NECESSÁRIO?
CAMPANHA INCENTIVA REDUÇÃO NO USO DE SACOLAS PLÁSTICAS
Quinhentos milhões de sacolas plásticas são consumidas por ano no Brasil, menos de 1% é reciclada. Para mudar essa realidade, o Estado do Rio de Janeiro está desenvolvendo ações para incentivar a mudança de hábito dos cidadãos fluminenses. O processo para criar consumidores conscientes, que ajudem a evitar os problemas causados pelo consumo desenfreado de bolsas plásticas, começa em supermercados e estabelecimentos comerciais e termina na casa do comprador. Os resultados são positivos: desde o ano passado, mais de 600 milhões de sacos plásticos deixaram ser despejados em rios e lixões no Rio.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
URSOS POLARES PODEM DESAPARECER EM 10 ANOS
Maior predador ártico poderá desaparecer de Hudson Bay em 10 anos |
Derretimento de gelo marinho prejudica caça e mantém urso polar muito tempo em terra |
por John Platt/Scientific American Brasil Hudson Bay, no Canadá, pode perder a sua população de ursos polares (Ursus maritimus) em menos de uma década, de acordo com uma pesquisa realizada pelo biólogo Andrew Derocher, da University of Alberta (UA). Derocher diz que os ursos polares no oeste de Hudson Bay perderam 25% da sua população nas últimas três décadas. Durante esse tempo, a média do peso corporal dos animais caiu em 27 kg e as fêmeas perderam 10% do comprimento do corpo. |
RIO - FÉRIAS NO MUSEU DA VIDA
Muita diversão na programação de férias do Museu da Vida
As férias chegaram e diversão é a bola da vez. Dentro desse espírito, o Museu da Vida preparou uma programação especial para o mês de julho, com muita ação e atividades interativas para todas as idades. PAINEL DE EVENTOS
AGROTÓXICOS
Saúde alerta para os efeitos dos agrotóxicos no Brasil
Saúde se preocupa com efeitos dos agrotóxicos no Brasil, o maior consumidor dessas substâncias no mundo
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Somente no ano passado, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias no país, movimentando US$ 6,62 bilhões, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag).
Em 1987, o consumo não ultrapassava as 100 mil toneladas, como mostrava reportagem da revista Tema, que era editada pelo programa Radis da Fiocruz. Considerado o motor do agronegócio brasileiro, o agrotóxico impacta os ecossistemas e a saúde da população, concordam pesquisadores da Saúde — que se envolvem cada vez mais com esta e outras questões do meio ambiente.
O relatório da 8ª Conferência Nacional de Saúde já previa a interseção: "A saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde". Noção que foi contemplada na Constituição Federal de 1988.
terça-feira, 20 de julho de 2010
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E VEGETAÇÃO
Pesquisa observou interação da vegetação arbórea e a poluição atmosférica na cidade de São Paulo
Estudo conduzido no Parque Ibirapuera mostrou que é possível utilizar folhas de árvores como bioacumuladores de poluentes
da ESALQ
Estudo conduzido no Parque Ibirapuera mostrou que é possível utilizar folhas de árvores como bioacumuladores de poluentes
da ESALQ
A compreensão de como a floresta urbana interage com a poluição atmosférica é importante tanto para o planejamento urbano quanto para a saúde pública. A floresta urbana é capaz de reter e absorver os poluentes atmosféricos além de poder ser utilizada como biomonitor de baixo custo em localizações privilegiadas.
O Parque Ibirapuera, localizado em uma região central da cidade de São Paulo, tem uma floresta urbana heterogênea e dentro dele existem as principais árvores encontradas nas ruas da cidade. Esse aspecto facilitou e motivou a engenheira agrônoma Tiana Carla Lopes Moreira a conduzir, no Programa de Pós Graduação em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), um estudo da interação dessas árvores com a poluição atmosférica.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Municípios se preparam para eliminar lixões
Cristina Ávila e Rosamaria Vitoria/MMA
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que deve ser sancionada no próximo dia 2 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determina a eliminação dos lixões em quatro anos no Brasil. Para cumprir a lei, prefeitos de 14 municípios que lideram cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste estiveram nesta segunda-feira (19/7) com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério. Eles vieram prestar contas de convênios que têm com o Ministério do Meio Ambiente para a construção de ações compartilhadas para a gestão conjunta do lixo.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Projeto propõe gerenciamento integrado de resíduos em universidade
|
Elena Mandarim/FAPERJ
Já se perguntou para onde é destinado o lixo que colocamos para fora de nossas casas? E o lixo químico, biológico, infectante, perfurocortante e nuclear, descartado pelos laboratórios de pesquisa e pelos hospitais?
De acordo com a lei municipal nº 3.273, de 2001, que dispõe sobre as questões relacionadas a todo e qualquer tipo de rejeito produzido, atendendo às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), "os resíduos sólidos, gerados por qualquer pessoa física ou jurídica, são considerados propriedade privada, permanecendo, portanto, sob sua inteira responsabilidade até a disposição final".
Pensando nisso, Elmo Rodrigues da Silva, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vem desenvolvendo junto com uma equipe, a proposta de um modelo de gerenciamento integrado das diversas classes de resíduos do Pavilhão Reitor Haroldo Lisboa da Cunha (PHLC), no campus Francisco Negrão de Lima. Ali funcionam os laboratórios do Instituto de Química (IQ) e parte do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag).
segunda-feira, 19 de julho de 2010
APICULTURA
Pesquisadores da FFCLRP estudam métodos para aproveitamento de outras espécies de abelha | |
Olavo Soares / USP Online
Pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP integram um projeto de pesquisa que tem como um dos objetivos descobrir métodos para o uso de diferentes espécies de abelha para a polinização. A iniciativa atende a necessidades econômicas e ambientais. |
O professor Carlos Alberto Garófalo, coordenador do estudo, aponta que a preocupação da comunidade científica em relação ao declínio da biodiversidade – causado, majoritariamente, pela ação humana – também se estende à questão das abelhas. Para fins comerciais, é usada geralmente uma única espécie de abelha, a Apis mellifera. É este o animal que habitualmente está presente nos apiários, para a produção de mel, e no cultivo de plantas frutíferas.
DUPLA SUSPEITA NA MORTE DE ANIMAIS MARINHOS
Animais marinhos saem da rota e acabam morrendo na Baixada Santista
No total, desde a última sexta surgiram 371 animais marinhos sem vida e 23 seguem em tratamento
Márcio Bernadino/da Tribuna online
Mais pinguins mortos foram encontrados na Baixada Santista. Até as 15 horas deste domingo, em Guarujá, foram recolhidos nove animais. Em Praia Grande 15, a mesma quantidade em Itanhaém, e sete em Peruíbe, somando 46 aves mortas. No total, desde a última sexta-feira surgiram 371 animais marinhos sem vida e 23 seguem em tratamento em centros de reabilitação.
MATA ATLÂNTICA
Estudo identifica espécies de trepadeiras da Mata Atlântica
Débora Motta/FAPERJ
Débora Motta/FAPERJ
Genise Vieira Somner |
Fruto da Paullinia weinmaniifolia: pesquisa registrou 74 espécies de trepadeiras da família Sapindaceae |
Uma busca minuciosa para identificar dezenas de espécies de trepadeiras da Mata Atlântica. Esse foi o ponto de partida do trabalho da professora Genise Vieira Somner, do Departamento de Botânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que empreendeu entre 2008 e 2009 uma série de 28 excursões em restingas e florestas de encostas do estado para coletar material botânico e fazer observações de campo. Com apoio da FAPERJ, por meio de um Auxílio Básico à Pesquisa (APQ 1), ela decidiu investigar as trepadeiras da família Sapindaceae.
domingo, 18 de julho de 2010
SC - CONSECA APÓIA PARECER CONTRA ESTALEIRO
Conseca apoia parecer do ICMBio que não autoriza estaleiro
O resultado da reunião, desta quinta-feira (15), do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Carijós (Conseca) foi favorável ao parecer do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que não autoriza a instalação do estaleiro da OSX na localidade de Biguaçu, na Baía Norte de Florianópolis, em Santa Catarina. O Conselho é formado por órgão públicos, organizações ambientais, comunitárias e empresariais. A presença de 14 representantes totalizou a votação com nove entidades favoráveis ao parecer e quatro contrárias. A Fundação do Meio Ambiente do estado (Fatma) se absteve.
ENCONTRADOS CENTENAS DE ANIMAIS MARINHOS MORTOS NO LITORAL PAULISTA
Sobe para 292 número de animais marinhos mortos
De A Tribuna On-line
Subiu para 292 o número de animais encontrados mortos no Litoral Paulista. Do total, 159 estavam ao longo da costa de Praia Grande e 133 em Peruíbe. As causas das mortes ainda estão sendo investigadas por biólogos da Universidade de São Paulo (USP).
OVOS COLORIDOS ATRAEM FÊMEAS
Ovos cor turquesa de inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major) atrai fêmeas para pôr mais ovos na mesma pilha |
Cagan Sekercioglu/NSF |
Aves são normalmente muito cuidadosas no que tange a sua prole. Elas fazem ninhos no alto de árvores, onde poucos predadores podem alcançar. Algumas espécies também fazem ninhos duros, difíceis de quebrar. E as espécies que montam ninhos no solo camuflam os ovos, que acabam se confundindo com seus arredores. Mas o inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major) é uma exceção à regra: são as únicas aves rasteiras que produzem ovos coloridos (turquesa). |
sábado, 17 de julho de 2010
MEIO AMBIENTE: BIORREMEDIAÇÃO E FITORREMEDIAÇÃO
Aplicação de biorremediação e fitorremediação busca eliminar componentes tóxicos de áreas agrícolas contaminadas
Crédito: Priscila Lupino Gratão/ESALQ
A contaminação do ambiente por elementos tóxicos torna-se uma ameaça tanto para o homem quanto para a biosfera, fator que impede o desenvolvimento da agricultura e prejudica a saúde de ecossistemas. Em nações desenvolvidas, este problema está sendo resolvido com biorremediação e fitorremediação, ou seja, o uso de microorganismos e de plantas tolerantes especializadas na limpeza de solos contaminados.
CONSERVAÇÃO
Brasil responde por 74% de todas áreas destinadas à conservação no mundo
Ao completar dez anos de criação, lei do SNUC contribui para o grande salto quantitativo de áreas protegidas no País, com acréscimo de 378 UCs federal, estadual e municipal
sexta-feira, 16 de julho de 2010
ECOSSISTEMAS
Peixinho de 15 centímetros salva ecossistema africano
Espécie endêmica da costa da Namíbia, na África, consegue restaurar cadeia alimentar de ecossistema afetado pela pesca da sardinha
O pequeno peixe goby conseguiu salvar sozinho seu ecossistema
A pesca da sardinha realizada nas décadas de 1960 e 1970, juntamente com condições ambientais desfavoráveis, fez com que o ecossistema de Benguela, na costa da Namíbia, na África, entrasse em colapso. A região foi tomada por colônias de águas-vivas e micróbios, de acordo com artigo que acaba de ser publicado na revista Science. Mesmo com toda esta mudança, uma espécie de peixe vem revertendo sozinha este cenário.
RIO: SACOLAS PLÁSTICAS - FISCALIZAÇÃO COMEÇA NESTA SEXTA - LIMINAR DO FECOMÉRCIO NÃO APRECIADA
SECRETARIA DO AMBIENTE FARÁ FISCALIZAÇÃO EM SUPERMERCADOS
A Secretaria Estadual do Ambiente fará fiscalização nos supermercados, nesta sexta-feira (16/07), dia em que entra em vigor a Lei 5.502/2009. Ela determina que supermercados e estabelecimentos comerciais de médio e grande portes do Estado, substituam sacos plásticos por sacolas reaproveitáveis. O trabalho será feito por fiscais da Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais (Cicca) e da Superintendência de Educação Ambiental.
Assinar:
Postagens (Atom)