terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAMARA APROVA ALTERAÇÃO EM RESOLUÇÃO

Câmara Técnica do Conama aprova proposta de alteração na Resolução 303
Wikicommons
Sensores wireless vigiarão Mata Atlântica


Suelene Gusmão


Estão aprovadas pela Câmara Técnica de Gestão Territorial e Biomas, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as propostas de alteração na Resolução 303/2002, encaminhada pela Secretaria de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A referida Resolução estabeleceu parâmetros, definições e limites relativos às Áreas de Proteção Permanente (APPs).



As alterações têm por objetivo aprimorar a norma, retirando dela o que seria simples repetições do Código Florestal e reformulando definições que provocaram insegurança e distorções na aplicação da norma. A proposta de alteração segue agora para a Câmara Jurídica e, caso seja aprovada, deve ser votada em plenário, na reunião do Conama marcada para o mês de novembro deste ano.

De acordo com João de Deus Medeiros, Diretor do Departamento de Florestas do MMA, são três os pontos essenciais alterados na Resolução. O primeiro diz respeito à APP de margem de rio, com a alteração do conceito de "nível mais alto";o segundo à metodologia para medição das áreas de topo de morros, e o terceiro que retira do texto a parte que define como APPs, nas restingas, uma faixa de 300 metros a partir da linha de preamar máxima.

O Diretor do MMA explicou que as regras estabelecidas com a aprovação da Lei da Mata Atlântica, conjugadas com as previsões do Código Florestal, já garantem proteção específica a essa área, sem os conflitos estabelecidos com a definição de uma faixa limitada.
ASCOM