quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INEA - RJ - CRIAÇÃO DE PARQUE É OBJETO DE CONSULTA

INEA FAZ CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DA PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL



PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL IRÁ PROTEGER 27 ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DE PROTEÇÃO PERMANENTE DE SEIS MUNICÍPIOS

            

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), realiza nesta quinta-feira (19/08), às 14h, no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (Avenida Perynas, s/n), a terceira e última Consulta Pública sobre a criação do Parque Estadual Costa do Sol. A consulta terá a presença do presidente do instituto, Luiz Firmino Martins Pereira. Durante a consulta, serão debatida as propostas de delimitação da nova unidade e de cogestão com os municípios.

De acordo com a proposta apresentada pelo Inea, o parque abrangerá áreas distintas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Seu objetivo é proporcionar uma proteção mais eficaz dos ecossistemas locais em consonância com o desenvolvimento econômico da região. Entre os ecossistemas que serão protegidos encontram-se manguezais, restingas, lagoas, lagunas, brejos, dunas, cordões arenosos, costões rochosos, florestas e formações geológicas notáveis.

Os limites propostos para o parque incluem áreas de grande relevância ambiental e ainda pouco ocupadas, identificadas por meio de dados de sensoriamento remoto e estudos técnicos e científicos e levantamentos de campo. Também estão sendo consultados para a definição destes limites os representantes da sociedade, como os Conselhos Consultivos das APAs de Massambaba, Pau-Brasil e Serra de Sapiatiba, Consórcio Intermunicipal Lagos-São João, prefeituras municipais locais e demais órgãos públicos e entidades da sociedade civil com atuação na região.

As consultas anteriores foram realizadas em dezembro do ano passado, em Araruama, e em março deste ano, em Arraial do Cabo.

FONTE- INEA