quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL : CLIMA, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS

Alerta de crianças sensibiliza participantes da ICID+18

David pede para "dizer não ao desmatamento e à desertificação e dizer sim à vida do nosso planeta"



  O prefeito mirim de Maracanaú, David Santos, 13 anos, e Bianca Macedo, de 10 anos, deram um toque de emoção ao falar do palco do Centro de Convenções de Fortaleza na abertura da ICID+18 nesta segunda-feira. Falando de improviso, David fez um apelo no evento oficial ao externar "como toda criança"  a sua preocupação com o Brasil e o mundo e pedir um olhar voltado para o futuro.
"Daqui a mais alguns anos, ao nos reunir para discutir sobre o que deve ser feito, o que for decidido hoje vai servir para os meus filhos e meus netos", disse David Santos. O menino conclamou os participantes da Conferência a "dizer não ao desmatamento e à desertificação e dizer sim à vida do nosso planeta".

O governador do Ceará, Cid Gomes, brincou ao dizer que quando David Santos for disputar reeleição ele quer mudar o seu domicílio eleitoral para votar no prefeito-mirim. Já Bianca Macedo relatou que o seu avô disse para ela nesta semana que a reunião da ICID+18 iria falar sobre o futuro do planeta e do que pode ser feito para que as crianças possam sonhar com um mundo melhor.

A menina afirmou que representa "não apenas as crianças, jovens, adultos e idosos que habitam as regiões semiáridas, mas todas as pessoas que, assim como eu, acreditam que o mundo é um só; que a terra é o endereço de todos nós e que cuidar direitinho dela é dever de todos".

"O nosso planeta está precisando de ajuda. Se ele pudesse falar, talvez pedisse socorro. Se fosse uma criança como eu, talvez estivesse com a mão estendida, esperando ser ajudado por alguém, mas por ser tão grande e parecer tão forte, as pessoas pensam que ele pode se proteger sozinho", alertou Bianca Macedo. "Eu sei que ele não pode; sei que, assim como meu avô, ele também precisa de ajuda se quiser ser vencedor", ela acrescentou ao ler um texto.

Bianca Macedo contou que o avô dela ajudou um amigo que preside uma organização que preserva a caatinga e, com outros amigos, conseguiu plantar 60 mil árvores em menos de uma hora. "Ele me inspirou a ser uma defensora do nosso planeta", disse ela. "Acho que eu não preciso ser grande para ajudar também. Acho que ninguém precisa esperar nada. O planeta terra é nosso amigo e eu aprendi que não podemos deixar um amigo esperando".


FONTE-  ICID+18