terça-feira, 10 de agosto de 2010

ÓLEO PESADO EM CABO FRIO RJ

ÓLEO QUE ATINGIU REGIÃO DOS LAGOS É ENCAMINHADO PARA ANÁLISE

Foto: Mariana Ricci / Folha dos LagosÓleo na Praia do Forte, Cabo Frio | Foto: Mariana Ricci / Folha dos Lagos



Uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), constatou nesta segunda-feira (09/08), a ocorrência de pelotas de óleo pesado, em forma de borra, nas praias das Dunas e do Forte, em Cabo Frio, e Prainha, Pontal e do Foguete, em Arraial do Cabo, durante sobrevoo sobre a região costeira do Estado, entre os municípios de Saquarema e de Búzios.
O Inea foi comunicado do surgimento da mancha de óleo pela Capitania dos Portos. Técnicos do Instituto Almirante Paulo Moreira, órgão de pesquisas da Marinha situado em Arraial do Cabo, recolheram o material e encaminharam para análise. O resultado, que pode identificar a origem do vazamento, deve ser divulgado em 20 dias. Uma das hipóteses é de que o óleo seja proveniente da limpeza mal executada em tanques de navios. 

Segundo os agentes do Serviço de Operações de Emergência do Inea, pela forma altamente esparsa da mancha, uma vez que a maior quantidade de óleo está espalhada nas areias das praias, não houve necessidade de colocação de boias de contenção, usadas para evitar que vazamentos atinjam outras regiões. As operações de limpeza estão sendo realizadas pelas prefeituras. 

O Inea alerta aos freqüentadores das praias atingidas que evitem utilizar solvente para a limpeza das partes do corpo sujas de óleo, devido ao risco de intoxicação, e recomenda o uso somente de óleo de cozinha. 

ASCOM