quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RJ -VAZAMENTO DE ÓLEO

Pinguins têm tratamento especial após serem achados com óleo


Quatro dos cinco pinguins que foram encontrados na segunda-feira (9) em três praias de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos, recebem tratamento especial de profissionais do zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio.Uma das aves resgatada não resistiu.


Segundo o veterinário responsável pelo local, Marco Janackovic, o zoológico acolheu ainda outros oito pinguins também sujos de óleo, totalizando 12 animais.

Segundo Janackovic, as aves foram limpas e medicadas e, somente depois da medicação, poderão voltar a se alimentar.
Ainda segundo o veterinário, dos 12 pinguins, oito chegaram ao zoológico debilitados. "Por causa da forte corrente marítima e da sujeira do óleo eles chegaram cansados e machucados. Mas estamos dando um tratamento especial a eles", explica.

Os animais vão ficar no zoológico, em tratamento, por tempo indeterminado, e após serão encaminhados ao Ibama, que se encarregará de levá-los ao seu habitat natural.

Vazamento de óleo   – No domingo (8), uma mancha de óleo atingiu as praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a principal hipótese é que o material tenha vazado de tanques de navios que estiveram na região.
Fonte: G1