segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PORTUGAL - MINISTRA QUER RECICLAGEM PRÓXIMA A UE

Ministra quer aumento «significativo» da reciclagem em dois anos

Dulce Pássaro diz que Portugal se vai aproximar da média da União Europeia depois de concluídas unidades de tratamento de resíduos

Do IOL/PT

Ministra do Ambiente
Dentro de dois anos a taxa de reciclagem em Portugal vai aumentar «significativamente». Esta é a convicção da ministra do Ambiente, confiante na conclusão das unidades de tratamento de resíduos que estão em construção.
A meta traçada por Dulce Pássaro à Lusa chega numa altura em que o Instituto Nacional de Estatística informa que a reciclagem em Portugal corresponde a 57 por cento da média da União Europeia.


Os números dizem também que, em média, cada habitante reciclou apenas 13 por cento dos resíduos que produziu.

«Quando se fala na média União Europeia (UE), fala-se em médias conseguidas com países do norte da Europa que têm políticas de gestão de resíduos muito estruturadas há muitos anos», reconheceu a ministra, salientando que Portugal, um país do sul, tem tido um desempenho «muito bom» e tem melhorado de ano para ano as quantidades de resíduos enviados para reciclagem.

«Temos neste momento um investimento muito significativo em curso, em unidades de tratamento mecânico e biológico que vão permitir aumentar a reciclagem dos materiais de embalagem, conseguindo quantidades para reciclagem que não são atingíveis através de recolha selectiva, e simultaneamente valorizando a componente orgânica, produzindo composto», explicou Dulce Pássaro, que espera «um salto muito significativo» nos próximos dois anos.