quarta-feira, 4 de agosto de 2010

INEA PROMOVE SEMINÁRIO

INEA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS
[lagoa_da_tijuca[1].JPG]
               lagoa da Tijuca


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), promove nos dias 9 e 10 de agosto o Seminário sobre Gerenciamento de Áreas Contaminadas. 


O objetivo é promover a troca de experiências entre os diversos agentes que atuam no gerenciamento em âmbito federal, estadual e municipal, o que contribuirá para o estabelecimento de uma política estadual efetiva para o controle dos problemas ambientais gerados pela contaminação do solo e da água.

O evento faz parte do trabalho desenvolvido pelo Inea para o gerenciamento de áreas contaminadas, visando a solucionar os problemas gerados pela ausência de uma política ambiental adequada durante o processo de industrialização do estado e pela ocupação desordenada do território urbano e rural. 

Como ferramenta essencial para esse gerenciamento, o Inea está estruturando o Cadastro de Áreas Contaminadas para ter a real dimensão das áreas contaminadas em todo o estado.

A programação do seminário inclui a discussão da Resolução Conama 420/09, além de temas como novas tendências para remediações sustentáveis, avaliação de risco á saúde humana, contaminação de solo e água subterrânea em postos de combustíveis e todos os aspectos envolvidos na revitalização de brownfields (terrenos abandonados ou subutilizados cujo aproveitamento é prejudicado pela existência de substâncias perigosas, poluentes ou contaminantes).

As palestras serão ministradas por representantes de órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, além de empresas especializadas.

Com inscrições gratuitas e limitadas, o seminário é voltado a profissionais de nível superior e técnico que atuam na área de gerenciamento e diagnóstico de áreas contaminadas, além de representantes do setor imobiliário e industrial, empresas de consultoria que prestam serviço na área ambiental, laboratórios de análises químicas de solo e água subterrânea, secretarias estaduais e municipais de saúde e meio ambiente, instituições de governo, associações e federações industriais.

As palestras acontecem no auditório 11 da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro), das 9 às 18h. As inscrições gratuitas vão até 5 de agosto, através do e-mail
seminarioac.inea@gmail.com.

É necessário informar nome completo, identidade, empresa/instituição e telefones de contato na mensagem. Não serão aceitas inscrições no dia do evento. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Inea através do telefone (21)2334-8400/8401.

do INEA