As crianças também estão no centro de programas como o "Paz através das fronteiras", oficinas de arte que reuniram crianças da Índia, Bangladesh e Paquistão, no verão de 2011, para pintar um mural da paz com base nos poemas de Rabindranath Tagore e Ahmad Faiz Faiz, de acordo com as diretrizes do programa da UNESCO "Rabindranath Tagore, Pablo Neruda, Aimé Césaire: por uma reconciliação universal".
Gandhi acreditava que "a pobreza é o pior tipo de violência" - e inúmeros programas de educação em andamento serão fundamentais para ajudar os milhões de indianos na pobreza. O governo indiano lançou o Saakshar Bharat, um programa quinquenal de alfabetização emblemática para 70 milhões de não-alfabetizados, a maioria deles mulheres. Da mesma forma, muitas ONGs indianas foram pioneiras em abordagens inovadoras. A Barefoot College em Tilonia, parceira da UNESCO, única escola no mundo aberta apenas para pessoas sem qualquer educação formal, é completamente fundada na filosofia de Gandhi de serviços e sustentabilidade. Nirantar, uma organização de mulheres em Uttar Pradesh, ganhou um Prêmio de Alfabetização da UNESCO pelo jornal quinzenal rural produzido por mulheres de castas baixas e distribuídos para mais de 20.000 leitores recém-alfabetizados.
De acordo com o Relatório de Monitoramento Global do Educação Para Todos 2010, embora a Índia ainda esteja distante de atingir os seis objetivos da EPT, tem uma grande chance de alcançar a Educação Primária Universal (EPU), bem como a paridade de gênero na educação primária até 2015.
É justo que uma instituição sob a égide de Mahatma Gandhi deva incorporar os valores fundamentais que ele ensinou e por quais viveu, como o respeito pelos direitos humanos, igualdade, tolerância, intercâmbio e entendimento pacífico, autonomia, auto capacitação e uma relação mais equilibrada com o ambiente.
Com um apoio poderoso e um amplo mandato, o Instituto vai levar o legado de Gandhi adiante, carregando as novas gerações ao longo do caminho.