segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONDIÇÕES AMBIENTAIS E QUALIDADE DE VIDA

Mobilidade e acessibilidade no espaço urbano de Manaus são focos de pesquisa
Pesquisa analisa mobilidade e acessibilidade (Foto: Ricardo Oliveira/ Ag. Fapeam)


A redução da densidade demográfica nos últimos quarenta anos, trouxe  fortes impactos sobre as condições ambientais da cidade, qualidade de vida e o aumento de tempo no deslocamento das pessoas na área urbana.

Para compreender esse quadro é necessário saber o conceito de densidade demográfica. Especialistas na área atribuem ao total de habitantes dividido pela área que ocupam, ou seja, é a média da distribuição da população total pelo território. Manaus expandiu sua área urbana, reduzindo a densidade demográfica de mais de 100 habitantes por hectare no início da década de 1970 para menos de 40.

Esse diagnóstico é o resultado da pesquisa “Transporte público a preço único: reforçando as desigualdades sociais”, produzida pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geraldo Alves de Souza.

Para Souza, doutor em Planejamento em Transporte, isso reflete na mobilidade e acessibilidade das pessoas. Ele considera que quanto mais rarefeita é a distribuição da população, menor é a frequência dos ônibus do transporte coletivo. Com isso, a população perde parte de seu tempo com os deslocamentos diários.

Segundo ele, em situações de melhor ocupação do espaço urbano, este tempo poderia ser utilizado na qualificação da mão de obra, permitindo assim, a conquista de melhores posições no mercado de trabalho.

Financiada pelo Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a pesquisa será apresentada no 4° Congresso Luso-Brasileiro para o planejamento urbano regional, integrado, sustentável (Pluris), de 6 a 8 de outubro, em Faro, Portugal, cujo objetivo é provocar um amplo debate sobre a questão.

“Muitas pesquisas têm sido feitas sobre tarifas de transporte público no Brasil, mas pouco sobre a influência que a adoção de uma tarifa (que não varia de acordo com a extensão das viagens) pode contribuir para o crescimento (desnecessário) das cidades”, afirmou o professor.
Souza acredita que mais pessoas se interessam pelo tema e que esta discussão pode ser ampliada, chegando, em última instância, à tomada de decisão nos diferentes níveis do governo, com vistas a impactar positivamente sobre a gestão das nossas cidades.

Etapas

Dentre os procedimentos tomados para a realização da pesquisa, Souza destaca a revisão da literatura sobre o tema; reconhecimento da densidade demográfica e do padrão de renda da população de Manaus com base nos dados do censo demográfico de 2000; análise dos resultados e construção da pesquisa.

Importância do Congresso

“Esse Congresso, no qual o trabalho em questão será apresentado, é um espaço privilegiado para mim, que vivo, estudo e ensino em Manaus, e para o debate de  nossas ideias e percepções com pesquisadores de outras localidades do Brasil e do mundo. Além de nos permitir tomar conhecimento de trabalhos semelhantes realizados sobre outras cidades, talvez realizados sobre diferentes procedimentos metodológicos. 

Nestes encontros temos a oportunidade de ter nossas ideias reforçadas ou refutadas por outros profissionais. A troca de experiências, o estabelecimento e o reforço de laços de cooperação acadêmica e científica também devem ser destacados”, declarou o professor.
 
Ele salienta que esta “atualização” de referencial teórico e de procedimentos metodológico, que,  de outro modo, poderia demandar semanas de busca e leitura das novas publicações, é feita de modo bem mais eficiente. “Além de assegurar condições para a participação dos pesquisadores nestes eventos, o Pape acaba sendo um estímulo à submissão de trabalhos em congressos, pois, sendo aprovado, o pesquisador sabe que terá condições de participar dos eventos”, completou.

Sobre o Pape

Esse programa consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.
Foto1: Ricardo Oliveira
Sebastião Alves – Agência Fapeam