quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PROJETO QUATRO ESTAÇÕES DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL INICIA 26 DE SETEMBRO


PRIMAVERA NO MUSEU - 2010

http://www.mhnjb.ufmg.br/imagens/_primavera2010_01


PROGRAMAÇÃO
Primavera no museu- 2010

As cores e aromas da primavera chegam ao Museu em sua 13ª edição do Projeto Quatro Estações, a Primavera no Museu. Completando três anos de existência, o projeto procura renovar o espaço do MHNJB por meio de atividades artísticas, culturais e científicas a cada nova estação do ano. Dessa vez, oficinas, caminhadas, apresentações culturais e lançamentos enchem todo o dia 26, além de atrações que se estendem para os meses de setembro, outubro e novembro.

Confira a programação completa:
ABERTURA - 26 de Setembro
Programação: 10:00 – Caminhada na Trilha dos sentidos e visita ao Jardim sensorial com grupo de deficientes visuais do Instituto São Rafael, conduzido pela bióloga Flávia Faria e monitores do Museu.
Local: Trilha dos sentidos e Jardim sensorial
Apresentações: 11:30 - Encerramento do Festival Internacional de Corais no Anfiteatro da Mata do MHNJB/UFMG, com apresentação do Coral Madrigal Mulheres das Gerais  da cidade de Pouso Alegre-MG, sob a regência de Ciça Amoroso.
Local: Anfiteatro da Mata 12:30 - Grupo folclórico luso-brasileiro "Gil Vicente apresenta danças e cantares de Portugal"
Local: Praça de eventos do Museu.
Exposições: 10:00  - Biodiversidade do MHNJB/UFMG
Flora:  Viveiro de Mudas, Coleção de Orquídeas, Coleção Carpológica, Educação Ambiental, Manejo Florestal
Local: Estufas do Museu
Oficinas: 10:00 - Cartão ecológico, com a bióloga Alessandra Resende do Projeto "Pontos em Cidadania".10:00 – Oficina de pigmentos, com os monitores do Museu. 10:30 – A oficina Linha e Cor, com o escultor Carlos Drummond. Realização de intervenções no espaço do museu na área de artes visuais com o objetivo de estimular os visitantes à materialização de sua própria percepção em relação ao Museu e à Natureza.
Local: Espaço Arte e Educação.
Lançamentos: 10:00  Jornal Corre Cutia -  Museu e Comunidade. Informativo trimestral com a finalidade de aproximar Museu e a Comunidade de seu entorno. 10:00 Outros Olhares – Este filme leva o visitante a conhecer o Museu a partir do olhar de sua fauna, produção do Centro Especializado Arte e Educação Ambiental – "Espaço"
 Local: Auditório Sete Cascas.
Jogos: 10:00 - Brincando com mapas (quebra- cabeça e jogo da memória) Atividade do Centro de Referência em Cartografia Histórica do MHNJB, conduzida por monitores do Museu.
Local: Espaço Arte e Educação.
Inaugurações: 10:00 - Placas de identificação dos auditórios do Museu: O auditório do prédio da administração passará a se chamar Pau-Brasil; o mini-auditório do Telecentro se chamará Pau Ferro, e o auditório do Centro de Visitantes se chamará Sete Cascas. 10:00 - Quadro Prof. Amilcar Viana Martins, designado pela portaria nº 13/68, de 17 de abril de 1968, presidente da Comissão que se encarregou da organização e implantação do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais.
Local: Auditório Pau Brasil

+ nos meses de outubro, novembro e dezembro
Oficina de Pigmentos - Todos os finais de semana de outubro, novembro e até o dia 19 de dezembro.