quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CONSERVAÇÃO DE ACERVOS EM EXPOSIÇÃO


Análise Climática para Conservação de Acervos em Exposição é o tema do próximo encontro do ciclo de palestras Mast Colloquia 2010. A palestra será proferida pelo técnico em Metrologia do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), do Rio de Janeiro, Antonio Carlos dos Santos Oliveira, na quarta-feira (14), às 14h30, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT).

No evento, Oliveira aborda alguns pontos importantes relacionados ao tema, como análise climática das edificações culturais, reservas e salas de exposição, parâmetros ambientais, temperatura e umidade, instrumentos de medição, escalas e medidas. Ele também apresenta a classificação dos ambientes conforme estudo climatológico, indicação de equipamentos de gestão e controle para conservação de acervos culturais em ambientes de exposição ou reservas técnicas.

Mast Colloquia

Com o Mast Colloquia, o Museu de Astronomia procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais das áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir o contato. Os textos produzidos a partir das palestras são publicados, ampliando o alcance do evento.

Os encontros já resultaram na edição de sete publicações. Os livros, disponíveis para consulta na biblioteca do Museu, podem ser adquiridos com a Associação Cultural de Amigos do Mast (Samast), pelo telefone (21) 3514-5209.

O evento é realizado desde 1996 e aborda temas relacionados às áreas de atuação do Mast. Entre 1996 e 2001, as palestras do ciclo abordaram temáticas referentes à história das ciências, com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre a prática de diversas áreas.

Após intervalo de um ano, o programa foi retomado, em 2003, tendo a Museologia como foco. Desde então, os eixos temáticos dos encontros foram Museu: Instituição de Pesquisa (2003), Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação (2004), Conservação de Acervos (2005 e 2006), Documentação em Museus (2007), Museu e Museologia: interfaces e perspectivas (2008) e O caráter Político dos Museus (2009).

Este ano, após sete anos sob organização da Coordenação de Museologia (CMU), a Coordenação de Documentação e Arquivo (CDA) do Mast, que apoiava a realização das palestras, passa a ser responsável pelo evento, que, neste ano, tem como temática central Segurança de Acervos.

A cada encontro, especialistas convidados apresentarão diferentes perspectivas sobre assuntos relacionados à preservação e segurança de acervos de importância histórica.

A entrada para o evento é gratuita e haverá transmissão em tempo real pela internet (www.mast.br).