quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PALESTRA NESTA QUARTA


"Ciência às Seis e Meia" debate experimentação animal
Evento promovido pela SBPC/RJ, em parceria com o CBPF, acontece nesta quarta-feira, 1º de setembro


Questões como bioética, pesquisa de métodos alternativos e o trabalho das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs), entre outras, serão discutidas pelo pesquisador Octavio Augusto França Presgrave, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em palestra nesta quarta-feira, 1º de setembro, às 18h30, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no RJ.

A apresentação de Presgrave faz parte do projeto "Ciência às Seis e Meia", promovido pela Secretaria Regional da SBPC/RJ e dirigido ao público em geral.

O evento acontece no auditório Ministro Alberto Lins de Barros do CBPF, na rua Xavier Sigaud 150, Botafogo, Rio de Janeiro. A palestra será também transmitida pela internet, no seguinte endereço:

Mais informações em:

Para ver os vídeos de palestras anteriores acesse (utilizar o servidor  Explorer): http://itv.cbpf.br/ciencia_seis_e_meia/

  • Experimentação Animal
    Octavio Augusto França Presgrave (FIOCRUZ)

  • Resumo: A experimentação animal tem sido utilizada desde os mais remotos tempos para estudos anatômicos e fisiológicos. Com o avanço do conhecimento científico, muitas técnicas foram sendo aprimoradas e a utilização de animais na pesquisa científica proporcionou grandes avanços nas áreas médicas, biológicas e das ciências de uma forma geral. A partir do século XVIII surgiram idéias e propostas contrárias  ao uso de animais. Em 1959, com a introdução do conceito dos 3Rs (Replacement, Refinement and Reduction - Substituição, Refinamento e Redução), a idéia da não utilização de animais para fins científicos e  didáticos foi popularizada. No início da década de 1980 aumentou a pressão de defensores dos direitos dos animais contra o uso de coelhos  pelas indústrias de cosméticos européias. Atualmente, a experimentação  animal permanece necessária em áreas onde ainda não é possível substituir o uso de animais. A palestra discutirá questões como  bioética, a existência de diversos grupos no mundo trabalhando na  pesquisa de métodos alternativos, as Comissões de Ética no Uso de  Animais (CEUAs), obrigatórias em todas as instituições de ensino e pesquisa, O processo de validação e outras questões relativas ao planejamento dos experimentos, endo em vista a necessidade de encontrar alternativas à  experimentação animal, que ainda parece necessária em vários campos da  ciência.