quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MÉTODO RÁPIDO DE DETECTAR BACTÉRIAS



Empresa desenvolve método rápido para detectar bactérias prejudiciais ao homem
Bactéria Escherichia Coli encontrada nos alimentos (Foto: Divulgação) 

Que a ciência ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas, isso já é de conhecimento de muita gente, mas que ela também pode ajudar a evitar problemas de saúde na população a partir do cuidado com os alimentos consumidos fora de casa é algo que vai ganhar maior atenção, a partir de uma pesquisa realizada em Manaus. As empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que utilizam os serviços terceirizados de cozinha e setores comerciais, como restaurantes e lanchonetes, serão os principais beneficiados no controle de qualidade em seus produtos.


Intitulada: "Desenvolvimento e validação de método rápido para detecção de Escherichia Coli em Swabs de manipuladores e superfícies", a pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo estabelecer um método rápido que vai diminuir o tempo de apresentação de resultados às empresas e microempresas a respeito dos testes sobre a qualidade no preparo dos alimentos.

O estudo, coordenado pela gerente do Laboratório de Microbiologia, Simone de Nazaré Melo Ramos, do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) da empresa CQ Lab – Consultoria e Controle de Qualidade Ltda, está sendo desenvolvido a partir do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção/Finep Amazonas), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que, para o desenvolvimento da pesquisa, recebe financiamento no valor de R$ 140 mil.

Etapas da pesquisa

Para verificar a funcionalidade do teste rápido, foram, inicialmente, coletadas amostras em ambientes considerados limpos, como por exemplo, restaurantes e lanchonetes localizados em Shopping Centers, as quais, após análises, apresentaram resultado negativo para bactérias. A partir daí, o estudo partiu para ambientes que apresentassem condições favoráveis de reprodução das bactérias.

"Direcionamos, a seguir, a coleta para ambientes com menos cuidados em relação à higiene, como restaurantes, lanchonetes, padarias e bancas de vendedores ambulantes que preparam e vendem alimentos no centro e na periferia de Manaus", afirmou Ramos.

A pesquisador
a explicou que a bactéria Escherichia Coli, de origem fecal, por isso conhecida popularmente como coliformes fecais, é encontrada, principalmente, nas mãos de trabalhadores que manipulam os alimentos, quando estes não realizam uma higienização adequada do corpo.

Segundo a pesquisadora, as condições para se chegar a tal quadro acontecem quando uma pessoa não lava corretamente as mãos após as necessidades fisiológicas, ato que permite a contaminação da superfície ou dos utensílios manipuláveis, como faca, colher, liquidificador, botão de fogão, dentre outros objetos que compõem uma cozinha.

A pesquisadora destaca que essa verificação é importante, pois a detecção da bactéria Escherichia Coli pode indicar o grau de contaminação existente no ambiente de trabalho. "Apesar de nem todas as Escherichia Coli causarem doenças, é preciso ter cuidados, apenas algumas são consideradas patogênicas e provocam doenças como a diarreia e outros males do estômago e intestino", destacou.

Benefícios

O processo utilizado pelo método convencional, segundo a pesquisadora, é considerado demorado, pois o cliente espera no mínimo cinco dias para obter o resultado. "Para se ter uma ideia, esse processo envolve a coleta de materiais, a colocação de caldo de enriquecimento, a realização de leituras do tempo e testes bioquímicos, entre outros procedimentos. Nesse novo processo que estamos desenvolvendo, o resultado é divulgado no prazo de 24 h
oras", finalizou a pesquisadora.

Sobre o Programa

O Programa Amazonas de Apoio a Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (PAPPE SUBVENÇÃO/FINEP AMAZONAS) consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Sebrae-AM.

Sebastião Alves - Agência Fapeam