terça-feira, 28 de setembro de 2010

NAS ONDAS DO RADIO

NAS ONDAS DO AMBIENTE CAPACITA MAIS DE MIL PESSOAS


do INEA

Mais de mil pessoas capacitadas e 183 escolas da rede pública espalhadas pelo território fluminense atendidas. Este é o saldo do projeto Rádio@Escola.com, de educomunicação socioambiental desenvolvido pela Secretaria Estadual do Ambiente, cujo balanço será apresentado nesta 4ª-feira (29/09), às 11h, pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos,em cerimônia de encerramento, no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio.
O projeto consiste na capacitação em técnicas radiofônicas e temas socioambientais de professores e alunos do Ensino Médio e também de lideranças comunitárias. Segundo a secretária, estima-se que o alcance indireto da produção radiofônica tenha ultrapassado um milhão de ouvintes nas comunidades do entorno das escolas beneficiadas.
Também estarão presentes na solenidade a secretária estadual de Educação, Tereza Porto, o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves e o coordenador do Viva Rio, Francisco Potiguara.
O projeto Rádio@Escola.com integra o programa Nas Ondas do Ambiente, resultado de uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Ambiente, de Educação, UERJ e do Movimento Viva Rio e envolve recursos do Fecam.
Além da certificação dos participantes que concluíram o projeto este ano, o evento fará um retrospecto da existência do Rádio@Escola.com desde o final de 2007, quando surgiu como projeto piloto no município do Rio. A boa repercussão das oficinas de capacitação em técnicas radiofônicas oferecidas por esse projeto foi determinante para a criação do “Nas Ondas do Ambiente”, primeiro programa de política pública de educomunicação socioambiental do estado.
O programa Nas Ondas do Ambiente também abrange o projeto “Nas Ondas da Mata Atlântica”, voltado para comunidades próximas às Unidades de Conservação, promovendo oficinas de capacitação em rádio e audiovisual relacionado a este importante bioma. A mais nova parceria do programa foi fechada este ano com o grupo “Mulheres da Paz”, no Complexo do Alemão, um dos projetos do Pronasci, do Governo Federal.
O “Nas Ondas do Ambiente” também inclui o projeto “Animação de Rede”, de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas rádios escolares e comunitárias ligadas ao projeto Rádio@escola.com e “Rádio Quintal”, desenvolvido com o objetivo de inovar a abordagem de temas socioambientais em programas de rádio. A equipe do projeto produz material radiofônico, abordando entrevistas com especialistas da área ambiental. O material é distribuído em escolas e rádios comunitárias.

Quando: 4ª feira (29/09), às 11h
Onde: Caixa Cultural, Teatro Nelson Rodrigues, Avenida Chile, 230, Anexo, Centro da Cidade.
créditos da imagem- revista espaço aberto/USP