sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FEIRA EM MANGUINHOS ESTIMULA O TALENTO


FEIRA ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO DE MANGUINHOS E INCENTIVA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


Farmanguinhos/Fiocruz promove a Feira do Talento em Manguinhos

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) agora contribui também para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de comunidades carentes do Rio de Janeiro. O Instituto criou o projeto Feira do Talento, um programa social com o objetivo de estimular a economia e distribuição de renda na Cidade de Deus e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. A próxima edição está marcada para esta sexta-feira (10/9), das 9h às 17h, em frente à Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz.
 
 Artesãs da Cidade de Deus que participam do projeto
Artesãs da Cidade de Deus que participam do projeto

A Feira do Talento foi criada há quatro anos. O evento funciona como uma vitrine para exposição e venda de trabalhos artesanais de moradores da comunidade da Cidade de Deus e da Baixada Fluminense. Ao todo, 45 artesãos são assistidos por Farmanguinhos neste projeto pioneiro. A feira, que ocorria no pátio do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, cresceu e passa a percorrer várias regiões da cidade.
A maior parte dos artesãos trabalha com materiais recicláveis. O que antes ia para o lixo, agora é transformado em arte e vira objeto de luxo. Segundo a coordenadora do projeto no Instituto, Magali Chuquer, o objetivo é desenvolver estratégias para a construção de uma sociedade mais justa. "O enfoque é atuar em comunidades, valorizando o trabalho artesanal com preservação do meio ambiente, que hoje é uma necessidade vital", ressalta.
AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS