domingo, 31 de outubro de 2010

EXPOSUSTENTAT DE 3 A 5 DE NOVEMBRO

MMA promove Praça da Sociobiodiversidade na Exposustentat


img

 de 3 a 5 de novembro, às 13h30

 Transamérica Expo Center - São Paulo. Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro. 

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, abre a Praça da Sociobiodiversidade - Caminhos da Sustentabilidade, às 13h30, nesta quarta-feira (03/11), em São Paulo (SP). Montado na Conferência BioFach América Latina/ExpoSustentat 2010, o espaço vai reunir pela primeira vez 38 empreendimentos e Redes dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

sábado, 30 de outubro de 2010

FAPESP E FAPERJ FAZEM CHAMADA PARA SELEÇÃO

FAPESP e FAPERJ lançam chamada sobre mudanças climáticas

Fundações destinarão até R$ 5 milhões para apoiar projetos cooperativos entre pesquisadores de São Paulo e do Rio de Janeiro (foto: Wikimedia)

A FAPESP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançam chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em áreas de pesquisa ligadas às mudanças climáticas globais.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POLUIÇÃO SONORA EM DISCUSSÃO

O barulho nas cidades: acústica em discussão

Especialistas discutem a poluição sonora na cidade de Belém em evento organizado pela Sociedade Brasileira de Acústica,  Crea-PA,  Museu Goeldi e Universidade Federal do Pará

Agência Museu Goeldi

No dia 4 de novembro, acontece o 1º Seminário da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) da Região Norte do país com o objetivo de discutir temas relacionados à engenharia acústica e ao controle da poluição sonora em Belém.Voltado para engenheiros e arquitetos, o evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PA), às 18 horas.

O seminário terá como tema “Acústica, Vibrações e Controle da Poluição Sonora em Belém do Pará” e contará com a presença do prof. José Luiz Bento Coelho, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), e da profa. Letícia de Sá Rocha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BALEIAS SOB RISCO DE EXTINÇÃO

Rede mundial libera alerta urgente sobre o fim das baleias nos oceanos

  CORREIO DO BRASIL DO RIO DE JANEIRO 

Existem apenas pouco mais de 300 baleias azuis e ela poderá desaparecer de vez dos oceanos
Existem apenas pouco mais de 300 baleias azuis e ela poderá desaparecer de vez dos oceanos

A rede de mobilização global Avaaz (Voz), com base na internet, divulgou nesta quarta-feira um alerta mundial para o risco de desaparecimento das baleias francas e jubartes, a exemplo desta que morreu nesta manhã, encalhada em Búzios, no Estado do Rio, além de um terço de todos os animais e plantas ainda existentes no planeta. Segundo a instituição, veiculada em línguas asiáticas, europeias e do Oriente Médio, “a onda de extinção causada por humanos atingiu uma velocidade não vista desde a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos atrás”.

CONVIVENDO COM OS XAVANTES

Longe e perto do modo xavante de viver

 DA ENSP/RADIS (COMUNICAÇAO EM SAÚDE)
 
Aparecimento de doenças crônicas preocupa índios, que, com pesquisadores da Fiocruz, investigam seus hábitos e perfil nutricional

Adriano De Lavor
Foto: Rogério Lannes
Xavante amassa o arroz, que se tornou base da
alimentação, com muito óleo e sal
  
Os índios xavante estão preocupados com sua saúde. Especialmente, com o aumento de casos de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como anemia, diabetes e hipertensão arterial, entre os habitantes das aldeias. 

A CULTURA DA BANANEIRA EM LIVRO



Livro traça panorama da cultura da bananeira na região Norte

Pesquisador Luadir Gasparotto, durante o lançamento do livro

 A produção brasileira de banana está distribuída por todo o território nacional, sendo a região Nordeste a maior produtora (34%), seguida das regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%). Na região Norte, aproximadamente 92 mil hectares são ocupados com a prática da bananicultura, com produção aproximada de 1 milhão de toneladas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REGIÃO DA GRANDE BH SERÁ REFLORESTADA

Projeto Manuelzão lidera reflorestamento da bacia do córrego Engenho Nogueira

da UFMG

Imagem obtida no google maps
revegetacao.JPG
Vista aérea do córrego Engenho Nogueira no Colégio Militar, com destaque para a área a ser revegetada

A partir desta quarta-feira, 27, a bacia do córrego Engenho Nogueira, situado entre a região Noroeste e a região da Pampulha, em Belo Horizonte, será reflorestada. A iniciativa é liderada pelo Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira e será dividida em etapas. A primeira delas será o plantio de 570 a 600 mudas dentro dos limites do Colégio Militar, abrangendo cerca de 230 metros da margem esquerda do córrego.

REUSO DA ÁGUA

IPT deposita pedido de patente inovador com projeto de aluno do mestrado profissional em Tecnologias Ambientais

Uma pesquisa produzida em 2009 para o desenvolvimento de soluções para o aproveitamento de água pluvial em edificações possibilitou o pedido de patente de um dispositivo compacto que reúne filtração e descarte da primeira chuva.

BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA PODE SER MAIOR

E a biodiversidade amazônica pode ser ainda maior




Estudos que fazem a revisão de espécies existentes e se baseiam em dados históricos para identificar como os animais se distribuem geograficamente podem revelar uma ainda mais rica diversidade da fauna regional



Agência Museu Goeldi  

Com a biodiversidade mais decantada do planeta, a Amazônia ainda é capaz de surpreender. Assim revelam estudos desenvolvidos por pesquisadores que participam de evento no Museu Goeldi – Seminário da Pós-Graduação em Zoologia. São mais de 60 trabalhos desenvolvidos por alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, realizado desde a década de 80 através de convênio entre o Museu e a Universidade Federal do Pará (UFPA).










Com cinco intensos dias de programação, o seminário vai demonstrar por que estudar abelhas, moscas, vespas, borboletas, cobras, macacos, peixes, tartarugas, entre tantos outros grupos. Os pesquisadores em formação tanto em nível de mestrado como de doutorado, apresentam estudos inéditos sobre a fauna amazônica.

O DIFÍCIL CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Pesquisadora apresenta o vicioso ciclo da insustentabilidade
Consumo desenfreado gera maior quantidade de resíduos (Foto: Divulgação)

 
Querer sempre o mais novo modelo de aparelho celular, o carro do ano ou até mesmo a cor de cabelo da moda são algumas manias comuns da sociedade, que num primeiro momento parecem simples, mas que na verdade são responsáveis pelo que os pesquisadores estão chamando de o “ciclo vicioso da insustentabilidade”.

BIODIVERSIDADE SOB RISCO DE EXTINÇÃO

Um quinto dos vertebrados corre risco de extinção

Um quinto dos vertebrados corre risco de extinção
Estudo divulgado na COP 10 avalia estado atual dos vertebrados. Em média, 52 espécies se aproximam da extinção a cada ano (divulgação)


Agência FAPESP


A má notícia é que um número crescente de aves, anfíbios, répteis, peixes e mamíferos tem se aproximado da extinção. A boa notícia é que o número poderia ser pior, não fossem as medidas de conservação colocadas em prática em todo o mundo nas últimas décadas.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PAISAGISMO EM DEBATE

Simpósio de paisagismo

 
Para gerar a troca de conhecimentos entre profissionais e interessados na área de paisagismo de forma a ampliarem suas visões sobre o assunto e, também, para promover o intercâmbio entre as diferentes profissões que possuem pontos de vista distintos sobre o tema, o Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ 2011) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) realizará, nos dias 4 e 5 de novembro, o Simpósio de Paisagismo.

O PLANTIO DIRETO E A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA

Pesquisa relaciona o plantio direto com melhoria da qualidade da água

Colheita de milho em Erechim, município da região Noroeste do RS
Crédito: Jane Siqueira Lino



Razão entre as perdas de solo estimadas para 2006 e 1985 e disposição das bacias analisadas agrupadas segundo a influência da expansão do Plantio Direto
Crédito: Jane Siqueira Lino

DESAFIO: AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA ENERGIA RENOVÁVEL

Pesquisa renovável

Pesquisa renovável
Para cientistas, posição privilegiada do Brasil em termos de suprimento de energia será perdida se não houver um esforço de pesquisa para aumentar a participação das energias renováveis (foto: Un.Purdue)

Por Fábio de Castro/Agência FAPESP

 “O Brasil tem uma posição muito privilegiada em termos de suprimento de energia. Mas essa posição será perdida se não houver um esforço de pesquisa para aumentar a participação das energias renováveis na matriz energética.” 

BUTANTAN ABRE MOSTRA SOBRE MICRÓBIOS

Instituto Butantan abre exposição 3D sobre micróbios

Mostra "Amigos, amigos, micróbios à parte!" aborda as doenças transmitidas através da convivência entre os animais e o homem O Instituto Butantan, unidade da Secretaria da Saúde, promove a exposição "Amigos, amigos, micróbios à parte!". A mostra tem o intuito de informar sobre os perigos invisíveis ao olho nu que o contato com os animais pode trazer ao homem.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA NEBLINA NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Água de neblina garante sobrevivência
de árvores na Serra da Mantiqueira
 
Pesquisa desenvolvida no IB mostra
que gotas são absorvidas pelas folhas
 

Vista de mata encoberta por neblina em Campos do Jordão: água absorvida pelas folhas ajuda no crescimento das espécies. (Foto: Divulgação)Em Campos do Jordão, no interior do Estado de São Paulo, a neblina já faz parte do cartão postal da cidade. Além disso, quando interceptada pelas superfícies das florestas de altitudes e gotejada no solo, a neblina pode ser fonte de água para as raízes, garantindo a sobrevivência das plantas em épocas secas. 

Pesquisa desenvolvida no Instituto de Biologia (IB) apontou outro papel importante da neblina para as matas nebulares: suas gotas são absorvidas pelas folhas das árvores e, consequentemente, podem acabar hidratando outras partes da espécie. O estudo apontou que a água da neblina absorvida pelas folhas pode representar de 30% a 40% do conteúdo de água no interior dos tecidos foliares da árvore.

CONSEG-MIRIM/LAPA PROMOVE AULA EM UNIDADE MÓVEL DO SESI


Educação Alimentar : CONSEG-MIRIM leva crianças para aula do programa “ALIMENTE-SE BEM”na Unidade Móvel do SESI 

Nesta quarta-feira, dia 20 de Outubro de 2010, aconteceu mais um evento do  Conseg-Mirim. Desta vez o projeto desenvolvido por Cleide Coutinho, presidente do CONSEG-Lapa encaminhou crianças da comunidade da Vila Anglo para assistirem uma aula na grande carreta móvel do SESI. 

RECICLAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Casa construída com garrafas PET tem custo reduzido e maior conforto térmico
Protótipo da casa contruída com garrafas PET (Foto: Anamaria Leventi)
A ideia de uma casa ecologicamente correta que substitui os tijolos de cerâmica por garrafas PET preenchidas com resíduos de papel, sacola plástica triturada, areia ou terra é a proposta dos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Civil, do Centro Universitário do Norte (Uninorte). O projeto foi apresentado na Estação Ciência, evento da  7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que termina neste sábado (23) no Clube do Trabalhador (Sesi).

PÓS DOUTORADO EM BIOGEQUIMICA

PD em biogeoquímica com Bolsa da FAPESP

PD em biogeoquímica com Bolsa da FAPESP
Projeto Temático "O papel dos rios no ciclo regional do carbono", no Cena-USP, tem oportunidade de pós-doutoramento (foto: Wikimedia)

Agência FAPESP 

O Projeto Temático "O papel dos rios no ciclo regional do carbono", apoiado pela FAPESP e conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), tem uma vaga para Bolsa de Pós-Doutorado na área de biogequímica.

sábado, 23 de outubro de 2010

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA - RJ


Conselho Gestor é criado para a Reserva de Concha D’Ostra

Cacá Lima
A área da Reserva de Concha D’Ostra é de aproximadamente 953,5 ha.
 
Com a Folha da Cidade
 


Adriana Moreira

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, no bairro de Kubistchek, agora possui um conselho gestor. Este é o primeiro deliberativo entre as Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Os 28 conselheiros foram empossados na última sexta-feira (15) e passaram por uma capacitação até o domingo (18), eles são representantes da sociedade civil organizada e do poder público. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CÂMARA MIRIM APROVA QUATRO PROJETOS

Câmara Mirim aprova projetos sobre sustentabilidade

Elton Bomfim
Deputado mirim discursa na sessão simulada no plenário.
Mais de 350 alunos de ensino fundamental de todo o País aprovaram nesta quinta-feira, em sessão simulada no Plenário da Câmara, três projetos de lei sobre segurança do transporte, acessibilidade e sustentabilidade. Os projetos foram apresentados por quatro meninas com idade entre 11 e 13 anos e selecionados entre 857 propostas.

PALESTRA NA UFMG

Impacto da mineração sobre os recursos hídricos é tema de palestra nesta sexta

DA UFMG
  “Não podemos mais poluir e depois limpar a sujeira.” Para a professora Virgínia Ciminelli, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia da UFMG, mais importante que recuperar o que já foi poluído é modificar os atuais processos industriais de modo que estes se tornem mais eficientes.

MÁ ALIMENTAÇÃO - MAL DE ÉPOCA

Escolas enfrentam cultura da má alimentação
Ilustração de Venício Ribeiro


Estudo realizado na UnB revela que estudantes com idade entre 11 e 13 anos consomem 4,5 porções diárias de doces e 230 ml de refrigerantes por dia

Daiane Souza - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Um dos principais desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras para melhorar a qualidade da merenda é mudar a cultura alimentar das crianças e jovens. Um estudo realizado pela UnB com 800 estudantes com idade entre 11 e 13 anos mostra que eles consomem 4,5 porções diárias de doces e 230 ml de refrigerantes por dia. Dos alimentos consumidos em lanchonetes, 77,9% têm alto nível de gorduras.

AÇAI MAIS QUE UMA FRUTA DE CONSUMO

As várias propriedades benéficas do açaí





Danielle Kiffer/ FAPERJ




Seja por seu sabor peculiar, seja por seu alto valor nutritivo, a polpa do açaí caiu no gosto popular. E foi o amplo consumo da fruta no país e sua riqueza nutritiva que estimularam o professor Roberto Soares de Moura, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e reitor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), a investigar em laboratório suas propriedades farmacológicas. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PESQUISA ANALISA ASSOREAMENTO EM RIO AMAZÔNICO

Pesquisa analisa impactos ambientais no Rio Miriti em Manacapuru (AM)
Margem do Rio Miriti assoreada (Foto: Divulgação)
Considerado o cartão-postal da cidade de Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros de Manaus, o Rio Miriti está correndo um sério risco de desaparecer, da mesma forma como já aconteceu com vários balneários na capital amazonense.

LIVRO RETRATA FRUTAS DA AMAZÔNIA

Frutas Comestíveis na Amazônia são tema de livro

















Agência Museu Goeldi 

No dia 6 de outubro, o Museu Paraense Emílio Goeldi comemorou mais de 14 décadas de existência. Um dos presentes para o público foi o lançamento da sétima edição do livro Frutas Comestíveis da Amazônia. A publicação apresenta 163 espécies e, deste total, 50% são representadas por frutas nativas da região amazônica. 

A MATA ATLÂNTICA É PRIORITÁRIA

Água para 123 milhões de brasileiros depende da Mata Atlântica



Foto Água para 123 milhões de brasileiros depende da Mata Atlântica
Um dos conjuntos de ecossistemas mais ameaçados do mundo, bioma apresenta alto índice de destruição, inferior apenas ao das florestas quase extintas da Ilha de Madagascar. Mas ainda é uma das regiões do mundo mais ricas em diversidade biológica.

Carine Corrêa1/MMA

A Mata Atlântica apresenta hoje a área de vegetação nativa brasileira mais devastada do País. Reduzida a apenas 27% de sua cobertura original, ainda é uma das regiões do mundo mais ricas em diversidade biológica, embora dados apresentados pela SOS Mata Atlântica assegurem que apenas 7,26% de seus remanescentes permanecem bem conservados. 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SEPETIBA REVITALIZADA RECUPERA BALNEABILIDADE

PRAIA DE SEPETIBA RENASCE LIMPA PARA O PRAZER DOS BANHISTAS


do INEA

Menos de quatro meses após o início das obras, a recuperação da praia de Sepetiba, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente, já apresenta resultados significativos. O que era um verdadeiro lamaçal por anos, transformou-se em uma nova praia, com faixa de areia quase que completamente recuperada. A obra, orçada em R$ 46 milhões, com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Compensação Ambiental), está a cargo da Construtora Odebrecht e atende às reivindicações de pelo menos 40 mil moradores do bairro.

A BIODIVERSIDADE DOS PAMPAS GAUCHOS

A biodiversidade pouco conhecida do Pampa


Ana Flora Caminha/MMA

Restrito ao estado do Rio Grande do Sul, o bioma Pampa não era reconhecido oficialmente como bioma até 2004, quando entrou para o Mapa de Biomas Brasileiros, uma parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério do Meio Ambiente. Pastagens, campos, pecuária e agricultura são imagens comumente identificadas com o bioma Pampa. Poucos sabem, no entanto, que a área de 700 mil km2, dividida em quatro países - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -, guarda uma grande e rica biodiversidade, com flora e fauna próprias. Estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies vegetais, mais de 100 mamíferos e quase 500 espécies de aves.

POLUIÇÃO POR CIANOBACTÉRIAS

Dinâmica de cianobactérias

Dinâmica de cianobactérias
Pesquisadores da UFSCar estudam processos de liberação de matéria orgânica por cianobactérias que pode causar assoreamento. Resultados poderão ajudar a selecionar soluções para casos semelhantes (Foto: Instituto de Biociências - USP)




Por Fábio de Castro/Agência FAPESP


Formado pela junção de dois rios altamente poluídos – o Piracicaba e o Tietê –, o Reservatório de Barra Bonita, no interior paulista, tem seus 384 quilômetros quadrados repletos de cianobactérias, algo recorrente nesse tipo de ambiente em todo o mundo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RELATÓRIO DA COP -10 PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Brasil só cumpre 2 das 51 metas sobre biodiversidade
 





 
Relatório entregue pelo governo às vésperas da COP-10 mostra que país teve resultado modesto em preservação

O Brasil cumpriu 2 das 51 metas nacionais para preservação da biodiversidade, segundo relatório do Ministério do Meio Ambiente preparado para a décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), que começa na segunda-feira em Nagoya, Japão. Representantes de 193 países vão discutir o cumprimento das metas ambientais para 2010 e discutir os próximos objetivos até 2020.

AMAZÔNIA É TEMA DE DEBATE

Futuro da Amazônia é tema de debate em simpósio internacional
Potencial da biodiversidade amazônica será um dos alvos de debates (Foto: Elizabeth Cavalcante

 A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Interciência e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizarão um Simpósio Internacional sobre o Futuro da Amazônia, na cidade de Manaus/AM, nos dias 25 e 26 de outubro de 2010, no Salão Tarumã do Tropical Hotel Manaus.

O simpósio contará com palestrantes das Américas do Norte e do Sul e integrantes da Associação Interciência (que realizará seu encontro anual antes do simpósio em reunião reservada).

A programação do Simpósio encontra-se em anexo. Estão previstos três painéis de discussões: serviços ecológicos; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e meio ambiente e mudanças climáticas.

http://www.sbpcnet.org.br/interc/interciencia.pdf

HOLANDA PREOCUPA-SE COM MUDANÇA CLIMÁTICA

Holanda se previne contra alta das marésFoto da Holanda

 
País, suscetível a alagamentos, preocupa-se com mudanças no clima e investe em obras

Há 57 anos, uma enchente devastou a Holanda e matou 1,8 mil pessoas - número de vítimas semelhante ao de New Orleans com o furacão Katrina. O país nunca esqueceu a tragédia - vários diques não conseguiram conter as águas de uma tormenta associada à maré alta - e todos falam dela como se tivesse acontecido há apenas alguns meses.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAMPANHA BICHOS NA MATA

CAMPANHA INCENTIVA ENTREGA DE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO NA BAIXADA LITORÂNEA


A Superintendência Lagos São João do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) dá início nesta segunda-feira (18/10) à campanha Bichos na Mata, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os crimes cometidos contra os animais silvestres. 
 
Com sede em Araruama e abrangendo os municípios da Baixada Litorânea, a superintendência vai distribuir material informativo para incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Estudo propõe atualização de técnicos agrícolas em desenvolvimento sustentável

Historicidade de professor de geografia e técnico agrícola será abordada em pesquisa (Foto: Divulgação)

A historicidade do professor de geografia e do técnico agrícola na zona rural, bem como a contribuição educacional, cultural e econômica  desses profissionais no processo de desenvolvimento sustentável são alvo de pesquisa do Programa de Mestrado em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho de campo será desenvolvido nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru, distantes 176 e 68 quilômetros de Manaus em linha reta, respectivamente. 

De acordo com o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e autor da pesquisa, Eliton Santos, a principal contribuição do trabalho será o  levantamento de possíveis indicadores econômicos para um desenvolvimento sustentável da zona rural, promovendo uma reflexão histórica, cultural, social e educacional.

Santos explicou que o objetivo geral é analisar quais são os processos de transmissão de conhecimento de educadores de geografia a técnicos agrícolas. 

REFLEXOS ECONÔMICOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Políticas públicas para mudanças climáticas

Políticas públicas para mudanças climáticas
Especialistas discutem desafios que o Estado de São Paulo e o país deverão enfrentar para que o problema não se torne ainda pior (foto: F.Reynol)


Por Fabio Reynol/Agência FAPESP


Se o Estado de São Paulo fosse um país estaria em 39º no ranking das nações que mais emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Em 2003, foram 83 milhões de toneladas do gás, praticamente um quarto do montante brasileiro.

domingo, 17 de outubro de 2010

USO INADEQUADO DO SOLO AUMENTA AS EMISSÕES DE CO2

Preparo do solo inadequado na reforma do canavial pode aumentar as emissões de CO2


Câmara utilizada na avaliação do fluxo de CO2
Crédito: Divulgação


Visual da área após subsolagem realizada no sistema de preparo mínimo
Crédito: Divulgação


Trator com destruidor mecânico de soqueira utilizado no preparo semireduzido
Crédito: Divulgação

ESALQ
O Brasil é considerado o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e, conseqüentemente o principal exportador de etanol. Os resíduos fibrosos da cana-de-açúcar como os topos, as folhas e a palha contêm mais de 50% de energia produzida fotossinteticamente e armazenada em fibras celulósicas na biomassa. Apesar do bagaço ser a matéria prima principal, esses resíduos podem ser incluídos em sistemas de cogeração para o setor sucro-alcooleiro. Diante dessa afirmação, há um crescente interesse para a utilização desses resíduos para geração de energia.

sábado, 16 de outubro de 2010

OS CAMINHOS DA BIODIVERSIDADE

Um caminho de educação para a biodiversidade
A Escola da Biodiversidade Amazônica experimenta novos modelos de ensinar-aprender



Biodiversidade, espécies ameaçadas, desmatamento... Quem disse que estudar assuntos sérios não pode ser divertido? Na perspectiva de experenciar  processos de ensino-aprendizagem para/na Amazônia  surgiu a Escola da Biodiversidade Amazônica - a EBIO seu propósito e aliar educação e comunicação  estimulando a troca de saberes  e práticas pedagógicas de modo a desenvolver ações e estratégias que eduquem de forma dialógica sobre a diversidade amazônica. 

USO DA TERRA NA AMAZÔNIA

Compreendendo as Amazônias
O trabalho integrado e multidisciplinar do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia já apresenta resultados
Agência Museu Goeldi

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), sob a coordenação da ecóloga Ima Célia Guimarães Vieira, agrega grupos de trabalho com temáticas comuns relacionadas às conseqüências ambientais e sociais dos diferentes usos da terra na Amazônia no intuito de produzir cenários futuros para a biodiversidade. 

Estruturado em 12 sub-projetos, alguns já iniciados, outros ainda a iniciar, o destaque deste INCT é a integração dos grupos que investigam, de forma multidisciplinar, os variados níveis de sustentabilidade na região.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NUTRIÇÃO E AROMAS SÃO OBJETOS DE PESQUISA

Estudantes pesquisam valor nutritivo da macaxeira, banana pacovan e jerimum
Valor nutritivo da macaxeira é um dos alvos da pesquisa (Foto: Ricardo Oliveira/Ag.FapeamUm grupo de estudantes da Escola Estadual Ghuilherme Buzaglo, no município de Novo Aripuanã, a 225 quilômetros de Manaus, começaram a investigar o valor nutritivo de alimentos regionais, como a macaxeira, a banana pacovan e o jerimum, com o intuito de inclui-los no cardápio da merenda em todas as escolas do local.

FLORICULTURA COMO AGRONEGÓCIO NA ESALQ

Palestra na Esalq aborda prática da floricultura 
            e mais...
 IB sedia discussão sobre Goethe e as novas perspectivas da biologia 
floricultura3.jpg
Acontece no dia 23, das 8 às 12 horas, a palestra Floricultura como Agronegócio, no Anfiteatro Heitor Montenegro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. 

MICRORGANISMOS NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS

Bactéria é modificada para produzir droga anticâncer


Bactéria é modificada para produzir droga anticâncer
Estudo modifica bactéria para obter medicamento usado contra tumores. Atualmente derivada de uma árvore que cresce muito lentamente, droga tem custo elevado (divulgação)



Agência FAPESP 


 Usar microrganismos para produzir com baixo custo – tanto econômico como ambiental – um medicamento importante contra o câncer é o que propõem cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SUBSTÂNCIA ENCONTRADA EM PEIXE É REMÉDIO CONTRA ASMA


Brasileiros usam veneno de peixe para produzir remédio contra asma

Substância provoca menos efeitos colaterais que as drogas usadas atualmente
Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, usaram o veneno do peixe niquim, que faz ataques frequentes no Brasil, especialmente no Nordeste, para produzir um remédio para tratamento da asma que provoca menos efeitos colaterais do que as drogas existentes atualmente no mercado, como o corticoide. Em 2009, a doença provocou 202,7 mil internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO

Simpósio de inovação celebra Ano Internacional da Biodiversidade


 
2º Simpósio de Inovação Tecnológica, promovido pela Agência Unesp de Inovação (Auin), acontece no dia 20 de outubro, em São Paulo

Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência Unesp de Inovação (Auin) promoverá o II Simpósio de Inovação Tecnológica.

Entre os palestrantes estarão nomes como Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Glaucius Oliva, diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ronaldo Mota, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Bráulio Dias, presidente do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), e Marcos Macari, ex-reitor da Unesp e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do campus de Jaboticabal.

Inscrições em: http://www.eventweb.com.br/simposio-inovacao/
 

"OS CIENTISTAS"

Projeto pode recriar kit "Os Cientistas"

 Divulgação

 
Sucesso nos anos 1970, estojos ensinavam alunos a refazer experimentos-chave da história da ciência em casa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CICLO DA ÁGUA É OBJETO DE PESQUISA

Interferência humana no ciclo da água é tema de pesquisa
Ciclo da água desperta interesse de alunos (Foto: Tatiana Lima)

A influência da interferência humana no ciclo da água despertou o interesse científico de alunos da Escola Estadual Bernadete Socorro Trindade da Rocha, no bairro São José 4, zona leste de Manaus. O grupo está realizando pesquisas por meio de oficinas, realizadas sob coordenação da bióloga e professora Sátia Ardaia da Costa Vieira, com o apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC).