segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CONSEG-MIRIM/LAPA PROMOVE AULA EM UNIDADE MÓVEL DO SESI


Educação Alimentar : CONSEG-MIRIM leva crianças para aula do programa “ALIMENTE-SE BEM”na Unidade Móvel do SESI 

Nesta quarta-feira, dia 20 de Outubro de 2010, aconteceu mais um evento do  Conseg-Mirim. Desta vez o projeto desenvolvido por Cleide Coutinho, presidente do CONSEG-Lapa encaminhou crianças da comunidade da Vila Anglo para assistirem uma aula na grande carreta móvel do SESI. 

“Fizemos uma parceria com o SESI que ofereceu o curso e Subprefeitura da Lapa que ofereceu o espaço , água e eletricidade. Com essa união  conquistamos a carreta móvel para o bairro da Lapa. Oferecemos  para comunidade o curso gratuito de culinária do programa “Alimente-se Bem”. Durante 30 dias, nutricionistas  dividiram-se no turno da manhã, tarde e noite para  atender  a comunidade adulta. “Na semana de encerramento da programação, decidimos  oferecer  uma aula  exclusiva para crianças do projeto Conseg-Mirim, onde o  SESI  ajudou–nos disponibilizando  uma cartilha com receitas  fáceis, saudáveis e nutritivas para   crianças”, alegra-se Cleide Coutinho.

O Diretor do CIESP Distrital Oeste, Fabio Ferreira, patrocinou o transporte das 30 crianças e monitores. “Foi gratificante ver a reação das crianças que se surpreenderam ao deparar com um caminhão móvel equipado com cozinha, fogão digital,  utensílios domésticos, além de   câmeras para acompanhamento das aulas!”, relata Fábio Ferreira. As crianças  interagiram com a nutricionista no preparo do cardápio e fizeram  perguntas sobre a receita Suco de Couve e Sanduiche de Abobrinha (abobriche). 

Com muita criatividade a nutricionista conseguiu transmitir  noções de higiene e de uma alimentação saudável e nutritiva.  Os comentários das crianças  giravam em torno da nova descoberta“ “Não sabia que podia ser feito suco de couve.  Uhnn está muito gostoso!” . “Não parece que tem abobrinha nesse sanduíche!”.exclama uma criança de 10 anos referindo-se a receita do “abobriche”. Cleide Coutinho, disse que, com essa experiência, foi quebrado o mito de que criança não gosta de verduras. “ Elas experimentaram a receita e  só não repetiram, porque não sobrou” O suco de couve foi disputadíssimo” 

"É de vital importância conscientizar nossas crianças desde cedo para termos bons cidadãos no futuro. Nada melhor do que lições de cidadania e conscientização. Dentro do CONSEG-Lapa (Conselho Comunitário de Segurança) estamos  investindo na prevenção, que  refletirá  diretamente em melhorias na segurança principalmente nas de aspecto  social. O projeto CONSEG-MIRIM,  criado por Cleide Coutinho, tem  ensinado as crianças de comunidades menos favorecidas, os caminhos que  devemos percorrer  para  conquistar  um bairro melhor e mais seguro.

“Já estivemos  com as crianças na Câmara Municipal,  com os soldados do Exército do 21 Depósito de Suprimentos, no gabinete do Subprefeito da Lapa, no Espetáculo Prazeres da Leitura, teatro e circo. Apoiamos o  evento do  dias das crianças no espaço cultural do Tendal da Lapa, entre outros..“ A preocupação desse  projeto  é com o futuro das crianças, jovens e adolescentes que serão nossos sucessores. Temos a responsabilidade de transmitir lições de cidadania e  formar cidadão consciente  dos seus  deveres, direitos e obrigações. Não podemos aceitar uma geração que  acredita em  “TIRIRICA”. 

Concluiu Cleide Coutinho, presidente do CONSEG-Lapa.