quarta-feira, 27 de outubro de 2010

REGIÃO DA GRANDE BH SERÁ REFLORESTADA

Projeto Manuelzão lidera reflorestamento da bacia do córrego Engenho Nogueira

da UFMG

Imagem obtida no google maps
revegetacao.JPG
Vista aérea do córrego Engenho Nogueira no Colégio Militar, com destaque para a área a ser revegetada

A partir desta quarta-feira, 27, a bacia do córrego Engenho Nogueira, situado entre a região Noroeste e a região da Pampulha, em Belo Horizonte, será reflorestada. A iniciativa é liderada pelo Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira e será dividida em etapas. A primeira delas será o plantio de 570 a 600 mudas dentro dos limites do Colégio Militar, abrangendo cerca de 230 metros da margem esquerda do córrego.

Segundo Alcione Aguiar Souza, do departamento de gestão ambiental da UFMG e integrante do Núcleo Manuelzão, a intenção do projeto, no entanto, é reflorestar diversas áreas localizadas dentro da bacia, contribuindo para a revitalização do córrego e buscando soluções para problemas de meio ambiente e saúde da região.
Recentes visitas técnicas apontam que os principais problemas da bacia são ocupação indevida, ausência de mata ciliar em muitos trechos – o que causa erosão e assoreamento do rio –, lançamento de esgoto doméstico e industrial, inundações no período chuvoso e aparecimento de vetores, como ratos, baratas e insetos.

Com o reflorestamento, a expectativa é proteger o córrego contra erosão e assoreamento. As mudas, de espécies variadas com porte médio de 1,5 metro, serão fornecidas pela Fundação Zoobotânica, Prefeitura de Contagem e Divisão de Áreas Verdes da UFMG. O transporte das plantas será realizado pelo próprio Colégio Militar.


Após o plantio, serão realizadas ações de manutenção até que se atinja o total recobrimento do solo pela sombra da copa das árvores, como limpeza das coroas, roçado de plantas competidoras, controle periódico de formigas cortadeiras e manutenção dos aceiros para prevenção de incêndios.

As próximas etapas de reflorestamento estão previstas para 2011 e serão realizadas na Estação Ecológica da UFMG e no bairro Caiçara, onde está localizada a nascente do córrego.

A iniciativa conta com apoio da Divisão de Áreas Verdes do Departamento de Gestão Ambiental da UFMG, Coca-Cola FEMSA, Fundação Zoobotânica, Prefeitura de Contagem e Colégio Militar/Ministério do Exército.

(Com Núcleo Manuelzão da Bacia do Córrego Engenho Nogueira)