segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CAMPANHA BICHOS NA MATA

CAMPANHA INCENTIVA ENTREGA DE ANIMAIS SILVESTRES EM CATIVEIRO NA BAIXADA LITORÂNEA


A Superintendência Lagos São João do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) dá início nesta segunda-feira (18/10) à campanha Bichos na Mata, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os crimes cometidos contra os animais silvestres. 
 
Com sede em Araruama e abrangendo os municípios da Baixada Litorânea, a superintendência vai distribuir material informativo para incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro.

De acordo com o superintendente regional do Inea, Tulio Vagner, a campanha está sendo realizada em conjunto com o Ibama, ICMBio e secretarias municipais de Meio Ambiente da Baixada Litorânea. Até o dia 22 de novembro, quem possuir animais silvestres poderá entregá-los nas sedes das secretarias, do Inea ou dos órgãos federais da região sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Seropédica e reintegrados na natureza após avaliação e tratamento, se necessário.

Depois do dia 22 de novembro, a fiscalização será intensificada e quem for flagrado com animais silvestres poderá sofrer sanções administrativas, com apreensão do animal e aplicação de multa, e até penais. O superintendente informou que a campanha será acompanhada de um processo de gestão em educação ambiental para conscientizar a população sobre os danos à biodiversidade causados pela caça, apreensão, transporte ou comercialização de animais silvestres.

- Estamos oferecendo a oportunidade de regularização da situação, que só pode acontecer com a entrega do animal. Caso isso não aconteça, os infratores serão penalizados de acordo com a legislação – afirmou Tulio Vagner.

Para mais informações sobre a entrega dos animais, os interessados podem entrar em contato com a Superintendência, na Rua Bernardo de Vasconcelos, 154 – Araruama, ou pelos telefones (22) 2665-1701/7004, com Claudia, Miriam, Amanda ou Carol, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.