sábado, 23 de outubro de 2010

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA - RJ


Conselho Gestor é criado para a Reserva de Concha D’Ostra

Cacá Lima
A área da Reserva de Concha D’Ostra é de aproximadamente 953,5 ha.
 
Com a Folha da Cidade
 


Adriana Moreira

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, no bairro de Kubistchek, agora possui um conselho gestor. Este é o primeiro deliberativo entre as Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Os 28 conselheiros foram empossados na última sexta-feira (15) e passaram por uma capacitação até o domingo (18), eles são representantes da sociedade civil organizada e do poder público. 

O foco do curso foi a gestão participativa, planos de manejo e zoneamento, a fim de fortalecer a atuação do conselho. Temas como estratégias comportamentais, negociação e gestão de conflitos, cooperação de trabalho em equipe e ciclo de projetos foram tratados. A partir daí, os membros elaboraram um Plano de Ação, que se baseará as atividades durante a gestão participativa da unidade. 

Por ser deliberativo, o Conselho terá poder de decisão sobre implantação de novos projetos na unidade, pela emissão ou não de licenciamentos ambientais de empreendimentos no interior da UC, por exemplo. Para o secretário adjunto, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e membro do Conselho, Adriano Pavesi, a maior importância é que os conselheiros poderão criar ações que trabalharão a questão da preservação da área e da interferência do homem. O que ocasionará no respeito à reserva que tem relevância ambiental. 

Reserva. No ano de 2003, foi criada como Estação Ecológica. Mas, através da Lei Estadual n°8464, de 2007, foi instituída como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra. O intuito é que os manguezais do estuário da Baía de Guarapari sejam protegidos. Esta é uma área de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes.

Além de ser uma área, basicamente de manguezais, há também fragmentos de Mata de Tabuleiro. O uso econômico da fauna é grande devido os crustáceos, moluscos e peixes como o robalo e a tainha. Porém, a zona apresenta um grande desafio, já que é muito próximo do Centro da cidade.