quarta-feira, 6 de outubro de 2010

REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS:REDUZA, REUTILIZE, RECICLE
recycle


Durante três dias, especialistas discutem a temática e artesãos ensinam alternativas criativas para a reutilização e reciclagem de materiais.

O evento 'Gestão de Resíduos Sólidos: reduza, recicle, reduz', que será realizado nos dias 03, 04 e 05 de Novembro, no Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), reunirá especialistas e artistas para debater e apresentar o que vem sendo feito sobre a gestão de resíduos sólidos no Rio de Janeiro, promoverá uma reflexão sobre nossos hábitos e responsabilidades nesse processo e ensinará como reutilizar e reciclar materiais de maneira simples.

Os temas fazem parte dos R'S da gestão de resíduos sólidos (Repensar e Reduzir o consumo, Reutilizar e Reciclar materiais) e a programação terá quatro módulos principais: palestras, oficinas, feira de artesanato e ações culturais.

As palestras reunirão especialistas do meio acadêmico, representantes do setor empresarial, da sociedade civil e do governo do estado do Rio de Janeiro, que irão apresentar as principais implicações ambientais, sociais e econômicas do descarte de resíduos e o que está sendo feito para minimizar os impactos dessa atividade.

As oficinas serão ministradas por professores e artesãos que irão ensinar como podemos reutilizar e reciclar materiais em casa, de maneira simples, utilizando poucos materiais. Entre os temas abordados pelas oficinas estão o consumo eficiente de energia, o aproveitamento integral de alimentos, a construção de coletores solares de garrafas pet e a produção de instrumentos musicais e de artesanato com reutilização de objetos.

A feira de artesanato reunirá artistas com experiência na produção a partir de materiais recicláveis. Estará presente a Rede Asta, ONG que representa cerca de 600 artesãos de cooperativas de baixa renda.  O espaço contará também com a Exposição de Ecodesign, da artesã Dayse Cunha, e a ação de economia solidária Feira de Trocas, promovida pelo SESC Rio, onde será possível trocar objetos usados, ideias e experiências.

As ações culturais contarão com exibição de filmes sobre o meio ambiente e no encerramento serão apresentados shows das bandas Akoní - do Grupo Cultural Afroreggae -, Na sala do sino e Musikfabrik (http://musikbrasil.blogspot.com), que utiliza instrumentos musicais feitos a partir da sucata.


SERVIÇO
Gestão de Resíduos Sólidos: Reduza, Reutilize, Recicle
Local: Centro Cultural Uerj - Rua São Francisco Xavier, 524 - campus Maracanã - Rio de Janeiro
Data: 03, 04 e 05 de Novembro
Horário: das 08h30 às 21h
Outras informações: (21) 2334-0803 / lpouerj@gmail.com