quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CICLO DA ÁGUA É OBJETO DE PESQUISA

Interferência humana no ciclo da água é tema de pesquisa
Ciclo da água desperta interesse de alunos (Foto: Tatiana Lima)

A influência da interferência humana no ciclo da água despertou o interesse científico de alunos da Escola Estadual Bernadete Socorro Trindade da Rocha, no bairro São José 4, zona leste de Manaus. O grupo está realizando pesquisas por meio de oficinas, realizadas sob coordenação da bióloga e professora Sátia Ardaia da Costa Vieira, com o apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC).

A preocupação com a formação ambiental dos alunos, segundo Vieira, culminou no início do projeto em junho deste ano. A escolha do bairro São José 4 para observação está relacionada ao deslocamento dos estudantes que moram na área.

Foco da pesquisa

O foco da pesquisa está na análise do ciclo da água em três modelos de residências. Há casas totalmente pavimentadas, outras parcialmente e há casas sem nada de pavimentação, onde há a predominância do quintal.

Segundo Vieira, os resultados parciais do estudo mostram que a água da chuva, em uma casa sem nenhuma pavimentação, penetra na terra. “Já na casa parcialmente pavimentada a água escorre e vai para o quintal. E na residência toda pavimentada, a água não penetra e vai para onde? É o que estamos observando, onde o homem interfere nesse ambiente urbano”, disse a coordenadora.


Um resultado parcial desses estudos será apresentado no dia 22 de outubro, durante a 7ª Semana de Ciência e Tecnologia, no Clube do Trabalhador (Sesi), com a oficina “Conhecendo o Ciclo da Água”. Enquanto isso, de acordo com a bióloga, os alunos participam de debates sobre o ciclo da água dentro da escola.

A professora explicou que pretende concluir o projeto em novembro, com apresentação dos resultados finais na primeira semana de dezembro, ainda sem local definido. “Estamos fazendo oficinas dinâmicas, falando sobre essas interferências, sobre o asfalto, tudo o que influência no ciclo da água. Esperamos esclarecer a comunidade de que o ciclo da água não para, mesmo que não se tenha noção disso. Nosso estudo está focado em identificar essas modificações no ambiente”, ressaltou a pesquisadora.

Saiba Mais:

O que é o Ciclo da Água?
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza, sendo este infinito e circular, correndo através do processo de evaporação das águas da superfície do planeta e também pela transpiração dos seres vivos.
O vapor da água, oriundo da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. É por causa da sobrecarga dessas nuvens que as altitudes ficam elevadas e as chuvas acontecem. As chuvas se formam com a queda da temperatura e a água transforma-se em líquido (condensação). A água da chuva vai para os rios, lagos e oceanos e depois se evapora novamente, formando assim o ciclo infinito.
  
Serviço:
Oficina “Conhecendo o Ciclo da Água”
Data: 22 de outubro - A partir das 9h
Clube do Trabalhador- Sesi – 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 Alessandra Leite - Agência Fapeam