sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POLUIÇÃO SONORA EM DISCUSSÃO

O barulho nas cidades: acústica em discussão

Especialistas discutem a poluição sonora na cidade de Belém em evento organizado pela Sociedade Brasileira de Acústica,  Crea-PA,  Museu Goeldi e Universidade Federal do Pará

Agência Museu Goeldi

No dia 4 de novembro, acontece o 1º Seminário da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) da Região Norte do país com o objetivo de discutir temas relacionados à engenharia acústica e ao controle da poluição sonora em Belém.Voltado para engenheiros e arquitetos, o evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PA), às 18 horas.

O seminário terá como tema “Acústica, Vibrações e Controle da Poluição Sonora em Belém do Pará” e contará com a presença do prof. José Luiz Bento Coelho, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), e da profa. Letícia de Sá Rocha, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Letícia Rocha dará destaque para a acústica nas salas de música, tema bordado em seu mestrado pela UFPR. A professora realiza pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, desenho de produto e engenharia civil. Já Bento Coelho trará ao público do evento um pouco das normas e regulamentações acústicas em vigor na Europa e fará ainda uma pequena análise da situação de Belém e das suas novas normas acústicas relacionadas aos edifícios. O professor é Ph.D. pelo Institute of Sound and Vibration Research (Reino Unido), consultor do Projeto de Cartografia de Ruído de Hong Kong e do Projeto piloto de Cartografia de Ruído da Turquia. Com mais de 200 artigos científicos publicados, é também orientador da pesquisa de doutorado do arquiteto do Museu Goeldi, Antonio Carlos Lobo Soares. 

Acústica no Museu 

“A importância do seminário está mais no fato das pessoas que pesquisam o assunto se conhecerem e saberem o que os outros estão fazendo. É um primeiro contato, para saber o que tem sido feito na área”, conta Lobo Soares, que representa o Goeldi na organização do evento. Arquiteto do Museu Goeldi, Lobo Soares desenvolveu pesquisa no mestrado sobre os impactos da urbanização sobre os parques públicos, com destaque para o caso do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. O estudo analisa, principalmente, os impactos causados pelos edifícios e trânsito no entorno do local, além do comportamento de visitantes e funcionários do PZB.

O 1º Seminário de Acústica da Região contará com a participação de representantes da Sobrac, da Sobrac da Região Norte (ainda em fase de estruturação), do CREA-PA, do Juizado do Meio Ambiente, da Universidade da Amazônia e da Delegacia de Meio Ambiente. A entrada é franca, e não é necessário inscrição prévia. 

Sobrac 

A Sociedade Brasileira de Acústica foi criada em 1984, para difundir informações sobre acústica e vibrações entre pesquisadores, fabricantes de equipamentos, consultores, estudantes e usuários. Para alcançar tal objetivo, a Sobrac realiza encontros, seminários e congressos, assim como campanhas de sensibilização. Além disso, também publica revista com artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Texto: Vanessa Brasil.