terça-feira, 5 de outubro de 2010

TALENTOS DO BRASIL RURAL - PRORROGADO O PRAZO

Prorrogado prazo da Chamada Pública Talentos do Brasil Rural


 

Empreendimentos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais podem participar. A iniciativa quer promover o consumo dos produtos da sociobiodiversidade durante a Copa de 2014

Carlos Américo/MMA

O prazo para envio de propostas dos empreendimentos interessados em participar da chamada pública Talentos do Brasil Rural: Turismo e Agricultura Familiar foi prorrogado para o dia 8 de outubro. O objetivo da chamada é promover o consumo de produtos da sociobiodiversidade por turistas durante a Copa de 2014.

Serão investidos R$ 3 milhões na qualificação de 101 empreendimentos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil. A chamada é voltada à produção de amenities (cosméticos), decorativos e utilitários (artesanato) e alimentos e bebidas.

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br/saf). A chamada faz parte do Plano Nacional para Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade.

O projeto atenderá os mercados de 12 capitais brasileiras que sediarão a Copa de 2014 e entornos. Os produtos deverão ser feitos com materiais típicos de cada região. O trabalho com os cosméticos terá como foco produtos de higiene da rede hoteleira.

A chamada também vai ajudar os grupos organizados de artesãos a aperfeiçoarem seus produtos e entrarem no mercado do turismo. Esses produtos podem tanto ser utilizados em decoração de hotéis, bares e restaurante, como na venda de produtos característicos da região para os turistas. No caso de alimentos e bebidas, o trabalho será voltado a incluir esses produtos no cardápio de hotéis e restaurantes, além de servir de lembrança da região.

A chamada é da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, do Sebrae nacional e do Rio Grande do Sul e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

As vagas serão distribuídas por região. São 17 para o Sul, 25 para o Sudeste, 17 para o Centro-Oeste, 33 para o Nordeste nove para o Norte. As doze cidades sedes da Copa de 2014 são Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Editado por: Suelene Gusmão